Leitor critica tema abordado por escola de samba campeã de São Paulo (SP) este ano

por Carlos Britto // 16 de fevereiro de 2013 às 21:34

Indignado com o tema explorado pela escola de samba Mocidade Alegre, de São Paulo (SP) este ano, o leitor Jucinei Martins levanta questionamentos pertinentes neste artigo enviado ao Blog.

Confiram: 

carnaval_300x125O tema escolhido pela escola de samba Mocidade Alegre, campeã deste ano na cidade de São Paulo (SP), desagradou o leitor do Blog, Jucinei Martins.

A agremiação abordou a tentação e a subversão de valores. Para o leitor, no entanto, tais questões são impertinentes para serem expostas da forma como foram, principalmente pelo fato de haver crianças assistindo ao desfile. Confiram:

No mundo real ou no imaginário, existem uma infinidade de temas que podem ser usados pelos carnavalescos nos desfiles das escolas de samba. Podem ser extraídos temas da política, história mundial ou do Brasil, datas comemorativas, grandes personalidades, etc.

Mas, achando pouco a exposição das crianças e adolescentes diante da TV, internet, etc, ainda pegam os personagens do imaginário infantil e os recriam em versões que chamam a atenção à sedução e à tentação. E, com certeza, além das crianças que têm a autorização dos pais pra assistirem ao desfile das escolas de samba, chama a atenção para outras se apegarem à “telinha” no momento de desfile das escolas.

Pode até parecer exagero, mas quanto mais pudermos proteger nossas crianças de temas que levem à sensualidade com precocidade, melhor será, pois o perigo ronda nossos lares e a facilidade com que nossas crianças têm acesso às informações é assustador.

Pra que tirar a pureza dos contos infantis? Pra que mostrar uma Chapeuzinho Vermelho periguete? E uma Branca de Neve bruxa?

O carro abre-alas ostentava a tentação. Nosso país tem uma rica cultura, que além de não ser fomentada, ainda é subutilizada, e somo usados como espectadores de uma festa de mau gosto.

Jucinei Martins/Leitor– Juazeiro (BA)

Leitor critica tema abordado por escola de samba campeã de São Paulo (SP) este ano

  1. Roberto disse:

    A única forma de proteger nossas crianças é ir morar em outro país, por que este tipo de tema continuará surgindo em todos os lugares e já está mais do que provado, esse é o tema que ganha e que dá audiência. Cada povo recebe o que gosta e o que merece.

  2. Osvaldo disse:

    Não entendo a surpresa. Carnaval é para muita gente excesso, mais que festa. Excesso de bebida, de sexo, o mundo vê o carnaval brasileiro como um deboche total. Mesmo com temas que Jucinei deve achar certos a pouca muito pouca roupa das fantasias é pura tentação. Crianças vendo essas imagens? E os pais, e as familias, por onde andam se não cuidam dos filhos? Cederam à tentação não foi?

  3. Dreda disse:

    Eu concordo com a essência do artigo; devemos proteger nossas crianças da sexualidade precoce e, por tabela, proteger os personagens do imaginário infantil.

    Discordo, porém, que o carnaval das escolas de samba seja adequado a crianças, seja qual for o tema da escola. Por isso mesmo os desfiles são durante a madrugada.

  4. nina disse:

    Pois é msm diante da censura pais inescrupulosos não estão nem ai para a classificação. Se for prender todo pai que permite seu filho ver TV com a censura acima da idade teriam q construir mt cela. Sempre fiscalizo meus menores…
    Autoridades revejam isso pois irá respingar no nosso cotidiano…

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *


Últimos Comentários