Leitor critica situação precária do Corpo de Bombeiros em Juazeiro e acredita que amigo morreu por falta de material adequado na corporação

por Carlos Britto // 16 de novembro de 2011 às 19:38

Alvo de fortes críticas por parte da população de Juazeiro, devido à infraestrutura precária e falta de condições de trabalho – e de preparo – e dos seus profissionais, o Grupamento do Corpo de Bombeiros do estado da Bahia sofre um desgaste ainda maior após a morte do jovem  Leandro Santana da Costa, de 22 anos.

Leandro se jogou de cima de um hotel em Juazeiro. O amigo dele, Valter Xavier, ainda mostra sua indignação pelo ocorrido, que poderia ter sido evitado se o grupamento fosse mais bem equipado e com profissionais devidamente preparados.

Ele nos enviou o artigo abaixo, lamentando a morte do amigo, ao mesmo tempo em que critica duramente a situação do Corpo de Bombeiros no município baiano. Confiram:

Já se passaram 3 meses da morte do meu amigo Leandro Santana da Costa, mas a problemática do Corpo de Bombeiros continua. A falta de equipamentos, homens despreparados para o caso de extrema necessidade. Até quando vamos estar à mercê desta situação? Será que deverá morrer mais alguém? No dia 19 de novembro ele iria completar 23 anos, fica aqui a minha revolta pelo Corpo de Bombeiros do Estado da Bahia. Acredito se eles fossem mais preparados meu amigo Léo estaria conosco neste exato momento.

Valter Xavier

Leitor critica situação precária do Corpo de Bombeiros em Juazeiro e acredita que amigo morreu por falta de material adequado na corporação

  1. Leitor disse:

    após a morte do jovem bombeiro Leandro Santana da Costa.

    Ele era bombeiro?

    1. walter costa silva disse:

      claro que não,ou vc nao olhou direito a materia.?

  2. Maria disse:

    Peraí, este rapaz não é o que se suicidou? Ele não era bombeiro! Não entendi nada.

    1. walter costa silva disse:

      é só vc prestar atenção na reportagem, em momento algum fala que ele era bombeiro,cita-se o grupamento de corpo de bombeiros do estado da Bahia,referindo se á falta de equipamentos.

  3. Cidadão consciente disse:

    Quem tem boca fala o quer mesmo!
    Meu amigo, lamento muito pela morte do seu amigo (Léo). Mas dizer que ele morreu por que os bombeiros do 9º GBM são despreparados, é demais! Pra começar os bombeiros e policiais militares que estavam em cima do prédio, tentaram a todo custo negociar a descida do rapaz; ação essa que não foi vista pela população. Depois, desconheço nos corpos de bombeiros do Brasil, o tal colchão inflável, que tanto se ouve falar pelas ruas da cidade. E mesmo se existisse; se os soldados colocassem o colchão na frente do hotel, o rapaz iria para o lado da praça. Eles trabalharam corretamente. O problema é que o jovem estava decidido no seu intento. A falta de infra-estrutura do Grupamento e as péssimas condições das viaturas, são visíveis; não há como negar ou esconder. Mas dizer que os militares são “despreparados”, é um pouco demais. Já pude presenciar os bombeiros do 9º GBM em ação, em diversas ocorrências e de vários tipos e, posso dizer categoricamente que “despreparados” eles não são.

    1. Já viu!? disse:

      CONCORDO COM O AMIGO! Não vamos “jogar a culpa” nos bombeiros, se o culpado foi quem se jogou!

  4. Lucas disse:

    Quem deve dar opinião se o corpo de bombeiros de Juazeiro é despreparado ou não é a própria população que conhece os seus serviços. Conheço o corpo de bombeiros de Juazeiro desde quando foi criado e em todos esses anos, na minha percepção e pelo que vejo falar pela cidade de quem vê sua atuação posso afirma que SIM, o corpo de bombeiros demonstrou ao longo desses anos que são SIM despreparados, não são palavras que irão definir essa situação mas a atuação do corpo de bombeiros, SUAS AÇÕES e seus equipamentos é que apontam para isso.

  5. Watergate disse:

    Quem quer morrer, morre e bem deus impede, quanto mais bombeiros e a Colchoes infláveis que só funcionam em novela e filme.

    1. PedroLucas disse:

      concordo tb. jogar a culpa nos bombeiros por uma pessoa que nao teve a menor preocupação na hora de tal ato, acho muita hipocrisia. Como sempre o Brasil ta cheio de hipocrisia. Falam dos bombeiros, falam da policia, mas na hora do pega-pra-capá são pra eles que os mesmos que criticam ligam. Agora querer justificar um suicídio é muita falta do que fazer.

  6. Lucas disse:

    Manda esse cara procurar cabelo em ovo. É cada uma que a gente vê. Carlos Britto, vamos filtrar esses artigos.

  7. LEITORDOBLOG disse:

    Caro Valer Xavier, entendo sua indignação pela perda do seu amigo e até concordo que falta estrutura para o corpo de bombeiros de Juazeiro (coisa que eles mesmo assumem). Porém jogar a culpa da morte do seu amigo neles é demais. Com um leitor aí em cima falou, os bombeiros fizeram o que puderam com as opções que tinham disponíveis. O fato de ter ou não ter tal equipamento é relativo pois seu amigo estava decidido a se suicidar. Pro lado que colocassem o tal colchão ou uma rede ou qualquer coisa assim ele pularia pra outro, talvez até nos telhados dos predios vizinhos. E mesmo que os bombeiros tivessem êxito em salva-lo naquele dia quem pode garantir que ele não tentaria se matar novamente de alguma outra forma? Acredite cara, ele escolheu o caminho dele. Se quisermos fazer uma pressão para que o estado dê melhores condições de trabalho aos bombeiros, não é acusando e rebaixando eles que vamos conseguir. Afinal é uma das profissões mais honestas e nobre que conheço. E não sou bombeiro nem militar ou coisa assim.

  8. walter costa silva disse:

    Fica a indignação do amigo de leandro, o walter xavier querendo culpar alguém pelo fato ocorrido.
    amigo eu acho q vc deveria estudar um pouco o comportamento do rapaz ai sim,talvez vc ache o verdadeiro culpado dele ter se suicidado.

  9. Carlos disse:

    Não lembro de ter ouvido que algum bombeiro mandou esse rapaz se matar. Se atirou pq quiz, os bombeiros ainda fizeram o que estava do seu alcance. Agora tem categoria de gente que quer ser superior aos demais até na morte.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *


Últimos Comentários