Leitor afirma que estado de conservação da Ilha do Fogo piorou após ocupação do Exército

por Carlos Britto // 28 de novembro de 2012 às 15:30

Um dos assuntos mais polêmicos do ano na região, a Ilha do Fogo volta a ser alvo de comentários. Desta vez é o leitor Guilherme Mota quem nos escreve chamando atenção para o estado em que se encontra o local, após a ocupação do Exército Militar (no final de setembro deste ano).

Segundo o leitor, a conservação da ilha piorou após os militares terem passado a administrá-la. Ele aproveita para convidar a comunidade para um ato público, no próximo dia 06 de dezembro, na Orla de Juazeiro.

Desde já o Blog reserva o mesmo espaço para que a assessoria do Exército, por meio do 72º Batalhão de Infantaria Motorizado (72 BIMtz), possa dar sua versão.

Confiram o relato do leitor:

Fiquei admirado ao me aproximar da Ilha do Fogo e encontrar um ambiente muito diferente do que o Tenente Coronel James Corlet falou na imprensa, na época em que o Exército tomou posse da porção da Ilha que era usada por banhistas. Vi uma ilha muito suja e com um aspecto de abandono. Vi placas jogadas, pedaços de madeira e, entre outras coisas, muitos frutos das centenárias mangueiras lá existentes. No passado praticamente não apodrecia uma só manga, pois os frequentadores se deliciavam com as saborosas frutas.

O comandante divulgou que encontrou a Ilha do Fogo suja. Porém, lá era recolhido o lixo produzido na parte inferior e superior. Os banhistas e integrantes da Associação Desportiva da Ilha do Fogo recolhiam o lixo na parte inferior, e o da parte superior era recolhido normalmente pelo comerciante ali instalado. A coleta era feita pela Prefeitura Municipal de Juazeiro. O comandante sabia e não divulgou que no dia anterior à entrada dos militares da Ilha do Fogo aconteceu até a noite uma festa de despedida da Ilha, com grupos musicais e apresentações culturais, já que estava prevista a tomada de posse pelo Exército, fato esse que aconteceu por volta de 1 hora da madrugada, não dando tempo, por isso, para recolhimento do lixo.

Realmente a imagem da ilha tá muito feia, com tanto lixo, não bastando a imagem desértica que a praia sugere, sem viva’lma para desfrutar do paraíso urbano que presenteia Juazeiro e Petrolina com um espaço tão bonito e aprazível e que poderá ainda vir a receber a população do Vale, com infraestrutura adequada.

Outra coisa que observei foi que a escada de madeira continua da mesma maneira. Ou seja, em péssimo estado. O comandante James Corlet já deveria ter empregado recurso financeiro do Exército Brasileiro em algo realmente de proveito. Poderia já ter consertado a escada ou mesmo ter construído outra mais segura. Primeiro porque está colocando em risco a vida dos soldados que tiram serviço lá, imaginando eu que nenhum oficial tire serviço na Ilha do Fogo. Faço essa observação sobre o perigo que a escada oferece aos soldados devido a relato de vários banhistas que dizem terem visto – e mesmo em momentos de manifestações pelo livre acesso do povo à Ilha do Fogo, eu vi – soldados descendo as escadas correndo para coibir o acesso de algum nadador que se aproximava muito da praia e, por conhecer aquela estrutura, afirmo que pode haver um acidente com um soldado a qualquer momento, pois a escada realmente traz perigo.

Por fim, além de alertar a população para mais esse descaso do Exército Brasileiro com Ilha do Fogo, gostaria de convidar os leitores do Blog para participar do Ato Público em defesa da Ilha do Fogo e do Rio São Francisco, no dia 06 de dezembro, às 17h, na Orla de Juazeiro.

Guilherme Mota/Leitor-Juazeiro – BA

Leitor afirma que estado de conservação da Ilha do Fogo piorou após ocupação do Exército

  1. rui disse:

    a ocupação da ilha do fogo pelo exercito em uma coisa deixou claro,petrolina e juazeiro não tem prefeitos pois deixaram o exercito tomar. outra coisa e coicidente ambos os prefeitos das duas cidades que repito deixaram o exercito tomar ,tem algo em comun como prefeitos ambos não trabalharam , não fizeram nada só papo,oh dois prefeitos fracos

  2. KLEBSON disse:

    TEM QUE OCUPAR MESMO ELA ESTA BEM MELHOR ALI SO SERVIA PRA GALERA DO CACHIMBO DA PAZ TEM QUE COLOCAR O EXERCITO MESMO ESTA BEM MELHOR ACABOU OS ASSALTOS NA PONTE ENTAO TEM QUE SER ASSIM MESMO OBRIGADO PELO ESPAÇO

  3. CRISTIANO disse:

    EU COMO EX: MILITAR DOU TODO APOIO A OCUPAÇÃO DA ILHA, POIS A MESMA TEVE 100% DE MELHORIA APOS O EXERCITO TOMAR POSSE DA MESMA, ESTÃO DE PARABÉNS PELO SEU TRABALHO, QUE CONTINUE ASSIM! BRASIL CAATINGA!

  4. ALVANEY disse:

    Realmente a Ilha do Fogo estar com outro aspecto, não se ver mais aquela turma que só utilizava a ilha para usar coisas indevidas, essa turma que vive protestando na sua grande maioria não tem o minimo de consciência, pois aquele ambiente que deveria receber famílias, só servia para reunir usuários de …….. Portanto achei a ocupação muito importante e o EXERCITO estar de PARABÉNS.

  5. OLIVEIRA disse:

    Meia duzia de gatos pingados se dizendo representantes de mais de 500.000 pessoas, esse movimento pela recuperação da ilha claramente não tem apoio maciço da população.

  6. Amaral disse:

    A ilha do fogo agora é so nossa do exercito de Petrolina.

  7. chicote disse:

    Vai enganar o picapau. Se há uma coisa que o Exército faz bem feito e a preservação do patrimônio público. Exemplo: o 72 BI, uma das instalações mais bem preservadas de Petrolina e olhem o rapaz (72 BI) já tá chegando aos 40 anos (sem pintar os cabelos) é um garotão.

  8. Denis disse:

    Esse leitor é do movimento que é contra por isso q ele diz isso, Lá num era ponto de banhista não .. era de maconheiro, e vc é um deles por isso q vc defende’

  9. fernando pereira disse:

    Essa pessoa não tem o que fazer na casa dele nem no trabalho,se é que trabalha,só na visão dele é que a ilha piorou depois que o exército ocupou,ele fazia o que na ilha antes dessa ocupação?

    1. fernando pereira disse:

      sem falar que essas folhas servem de adubo orgânico para os pés de manga.

  10. fernando pereira disse:

    O senhor Guilherme nunca se preocupou com a ilha,ele subia e descia essa mesma escada,e só agora ele veio perceber que a escada esta colocando em situação de perigo aos soldados,e muito obrigado pelo convite para participar desse ato,nessa data e horário é numa quinta-feira ás 17:00 horas, nós temos o que fazer,nós trabalhamos!

  11. Robeslau disse:

    Virou palha assada!
    São as pessoas que não se respeitam.
    Estou na luta quero que a ilha do fogo volte para população se eu fumo ou não isso é um problema meu.
    Agora não há lógica aquela área ser uma área militar, com argumento de que se tratava de um problema de drogas, quando muitos ainda não sabem que nosso patrimônio natural foi entregue a outros corpos de engenharia (USA-USACE) para fazer o estudo da navegabilidade e assim colocando-nos os brasileiros no penúltimo lugar na educação, é claro com todo respeito a qualquer um que seja.
    Menos aqueles que têm essa idéia fixa que aonde há mal, haverá sempre.
    Também não sou de acordo que seja drogrodonomo, se assim por mim fosse, ali não entraria nem álcool.
    Deixo aqui minha indignação e aproveitando para convidar você que acredita que haverá Paz depois da Guerra e uma ILHA GOSTOSA PRA LEVAR SUA FAMILIA E APROVEITAR O MELHOR QUE DEUS NOS DEU A AGUA DO RIO SÃO FRANCISCO, ainda há tempo enquanto ele não vire TIÊTE.

    1. KLEBSON disse:

      deus mim livre leva minha familia agora sim com exercito e outra coisa acabou a turma do cachibo paz

  12. Marcela disse:

    Também não concordo com isso.
    O Exército Brasileiro é extremamente organizado e cuidadoso. O 72 BI então, nem se fala.
    Agora um grupo pequeno de pessoas vão fazer confusão não sie nem porquê, pois algumas fotos de pessoas que vi postadas em faces, COM CERTEZA nunca foi á Ilha do fogo em um final de semana, divertir-se. Os protestantes no geral são usuários de entorpecentes, a alienados que vão no embalo, e filhinhos de papai ( encaixam em um dos dois grupos citados).
    Se brincar, o cara que tirou a foto foi quem quebrou a placa…rsrs
    Ahh, outra coisa, as frutas que caem, servem tanto de alimento para pequenos animais, como de adubo para terra, então não é poluição!

  13. Robeslau disse:

    Eu era um daqueles que nem sempre ia à ILHA, depois de um episodio que quase me afoguei com meu filho ai sim disse que nunca andaria lá…
    Mas como cidadão não pode abrir mão, de lutar por um direito que é, e sempre será da população.
    Como shopping da Droga e da prostituição dá exemplo do CARANDIRU, que foi um do pior lugar no Brasil e hoje é um PARQUE da JUVENTUDE.
    AGORA DIZER QUE ERA POR CAUSA DA D… conta outra isso é conversa pra boi dormir…
    É assim quando afasta o mal o bem prevalece.
    Agora para os desenformados imaginem se todos os Drogados fossem com o grupo protestar?
    Aquela ponte não daria conta.
    Acorda população! Quem dar as caras não tem nada a temer, e se trabalhamos ou não são vocês que pagam nossas contas?
    A ILHA DO FOGO É DO POVO.

  14. Cidadã disse:

    O exército tem meu apoio!Ilha do fogo já foi um lugar limpo para levar a família para tomar banho, hoje ela é bastante poluída com os esgotos de Petrolina e Juazeiro, além dos outros vilarejos e afins. a população tem q se preocupar é com isso!Tirar o esgoto de dentro do rio!Sem contar que o histórico de marginalidade sempre existiu em relação aos frequentadores da ilha!E dizer q o exército não é limpo, realmente é apelar, pois sou testemunha há anos dos cuidados, limpeza e organização do 72BI. Parabéns para o exército!E aos protestantes, procurem um argumento mais convincente, pq com esses vcs não ganham a parada ok!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *


Últimos Comentários