Leilão para geração de energia renovável no São Francisco “mostra apreço de Bolsonaro pelo Nordeste”, diz FBC

1
Foto: divulgação

O líder do governo no Senado, Fernando Bezerra Coelho (MDB-PE), destacou nesta terça-feira (6) o leilão para geração de energia renovável no Projeto de Integração do Rio São Francisco anunciado pelo presidente Jair Bolsonaro durante a inauguração da primeira etapa da Usina Solar Flutuante, no Reservatório de Sobradinho, na Bahia. O objetivo é elevar o potencial energético do canal da transposição e garantir recursos para o bombeamento das águas. A expectativa é que o leilão seja realizado no fim de 2020 e gere R$ 15 bilhões em investimentos e 12 mil empregos diretos.

Segundo Fernando Bezerra Coelho, o aproveitamento da superfície de água ao longo da transposição do rio São Francisco vai permitir a geração de energia fotovoltaica em quantidade superior ao que é produzido hoje pela Barragem de Sobradinho.

Além de apoiar uma fonte alternativa e sustentável, mostrando, portanto, o compromisso do governo federal com a nova matriz energética brasileira, a iniciativa mostra o apreço do presidente Jair Bolsonaro com o desenvolvimento do Nordeste. Vamos evitar gastar mais água na geração de energia e teremos mais água para irrigar o Nordeste”, disse o líder em discurso no plenário do Senado.

Usina

A usina solar flutuante inaugurada por Bolsonaro em Sobradinho é o maior projeto de pesquisa e desenvolvimento desta tecnologia instalado em reservatório de hidrelétrica do Brasil, com investimento de R$ 56 milhões. Contou com o apoio do ex-ministro de Minas e Energia Fernando Filho, hoje deputado federal por Pernambuco, e vai servir de modelo para o uso das placas ao longo dos 477 quilômetros dos canais de transposição, aquedutos e reservatórios do rio São Francisco.

1 COMENTÁRIO

  1. Que apreço é esse que empurra uma das fontes de geração de energia mais caras que se tem conhecimento? Nosso povo não pode pagar tão caro pela energia. Se ele tivesse apreço mandaria meia dúzia de reatores AP1000. Precisamos de energia barata e limpa, não de porcaria cara e nada eficaz. Sabe de nada esse senador, e ainda quer fazer média com as bobagens desse presidente, para alcançar seus objetivos políticos. Nenhum dos dois se batem no plano ideológico.

DEIXE UMA RESPOSTA

Comentar
Seu nome