Ex-prefeito Leandro Duarte: “Agora sou apenas um eleitor, mas não votarei em candidatos de Petrolina”

16

Leandro DuarteSensações de mágoa e alívio se misturam no peito de Leandro Duarte. O ex-prefeito de Santa Maria da Boa Vista (PE), cassado durante o seu mandato por decisão monocrática da ministra Carmem Lúcia, foi absolvido pelo pleno do TSE há poucos dias.

Em entrevista a este Blog na manhã de hoje (20), ele falou sobre o atual momento da sua vida, os problemas enfrentados durante o processo de cassação e as escolhas políticas para a eleição de 2014.

Depois de condenado e posteriormente inocentado, Leandro Duarte viveu momentos de angústia e tristeza por ver sua família virando alvo de comentários por onde passava.

“Por vezes chorei e me senti envergonhado por ser alvo do olhar das pessoas nas ruas. Isso foi constrangimento para mim e para minha família. As pessoas que trabalhavam comigo também sofreram, tiveram o trabalho abruptamente interrompido. Tenho que agradecer a Deus pela absolvição, por nenhum filho meu não ser mais chateado no colégio. Isso me magoava e hoje eu tenho coragem de encarar meus filhos e dizer que sou inocente”, deabafa.

O ex-prefeito comentou como enfrenta a situação neste momento. “Eu tenho passado por momentos de reflexão, de poder entender essa situação que eu passei. Perdi o mandato, projetos, sonhos. A população perdeu, na questão de ‘entra e sai’ de prefeito, na insegurança administrativa e jurídica. Vários convênios foram perdidos. Muita coisa que estava em andamento em relação ao Estado e União ficou pra trás. Eu tive um prejuízo moral e pessoal na execração pública. O nome ‘cassação’ pode, para alguns, dizer que o cara é ladrão e essas coisas provocam desmoralização”, completa.

Apesar de todo constrangimento vivido pelo processo, Leandro Duarte questiona o processo judiciário do Brasil. “Entrei para uma faculdade de Direito para entender esse processo. Como é que fui julgado por uma pessoa, uma ministra e depois de passado todo esse tempo, toda a Corte, em unanimidade, decidiu que sou inocente? Por que a justiça me julgou no tempo certo? Por que todos esses prejuízos tiveram que acontecer para a Justiça chegar a esse veredicto de que sou inocente? Tenho que agradecer a todos que me apoiaram, que rezaram, fizeram promessas, mandavam apoio por mensagem…Aí você vê os amigos leais, que sempre te apoiam, e os amigos que a qualquer contratempo que você passa, procuram outros caminhos e não são amigos leais, são os do poder”.

Nova função

Longe da política partidária, Leandro Duarte ocupa hoje cargo no Governo de Pernambuco graças a uma indicação do deputado federal Sérgio Guerra (PSDB). Ele diz que sua função é manter uma ligação entre as Ciretrans e o Detran no Estado. “Fui chamado por ele para desempenhar uma missão. A frota de veículos no Brasil e em Pernambuco cresceu, as pessoas buscam o Detran para renovar a licença dos seus veículos e é necessário dar celeridade aos serviços. Fui destinado a fazer essa ponte entre o Detran e facilitar a resolução dos problemas aqui na região. A minha função é fazer com que as Ciretrans tenham mais atenção da matriz e facilitar o serviço” explica.

Eleições

Sem pensar na carreira política, o ex-prefeito afirmou que hoje é apenas eleitor e já tem seus candidatos escolhidos, deixando claro que não dá mais para votar em candidatos de Petrolina. “Hoje eu sou eleitor e tenho definido meus candidatos. Vou votar em Sérgio Guerra e Terezinha Nunes para deputado federal e estadual. Ambos contribuíram para o desenvolvimento de Santa Maria da Boa Vista e não me faltaram, foram solidários comigo nos momentos difíceis que passei recentemente. Eu quero confessar que como prefeito de Santa Maria por três vezes eu não queria mais ficar de joelhos para Petrolina. Estou apostando nessa relação política com deputados que não sejam aqui da região, já que Santa Maria é dependente de Petrolina. Hoje eu dou esse grito de liberdade por entender que Santa Maria é força o suficiente para não depender dos candidatos de Petrolina. Sergio Guerra está disposto a ajudar Santa Maria”, ponderou.

16 COMENTÁRIOS

  1. LEANDRO VOCE FOI E SERA,O UNICO POLITICO NO QUAL FEZ SANTA MARIA S..DIZIVOLVER,QUEM PEDEU FOI O POVO.PORQUE VOCE E UMA PESSOA MUITO INTELIGENTE QUE FOI O UNICO PREFEITO QUE DIZIVOLVER AQUELA CIDADE,NOQUAL SO TEM NOME P..CONTA DESTE HOMEM QUE S.CHAMAR LEANDRO DUARTE.VOCE CONTINUIR NA BATALHA PORQUE SANTA MARIA DEPENDE DE VOCE,ESSE CARA MARAVILHOSO QUE MOSTRO PARA TODOS QUE E LIMPO E TEM VOTO PORQUE AS PESSOAS T..ADIMIRA VER NOS SEUS OLHAR,QUE VOCE E HORNESTO E SEUS FILHOS PODER T..PASSANDO ESSE DANOS..MAS SABER O PAI COMPETENTE QUE TEM LEANDRO.JESUS SEMPRE MOSTRA A VERDADE PARA OS FILHOS DELE,ELE JA MAIS IRIA L..DEIXA DE MOSTRA AVERDADE.UM ABRAÇO E CONTINUAMOS COM VOCE.IRACILDA ALENCAR

  2. Leandro com aquele pingo de gente que o senhor levou a praça na sexta dia 14 e com carros locados na atual gestão o senhor tem mais que ser é um simples eleitor e agradeça a Eduardo Campos e Rogério Junior afinal é quem ta levantando seu nome.m simples e

  3. Leandro é um sujeito de bem e de muitos amigos. Sempre fez gestos largos por sua terra. Todos, os que são seus admiradores e adversários, são testemunhas de sua competência e espírito público.
    Engraçado “carlos nunes souza” na sexta dia 14, Leandro chegou a pé e ficou com as pessoas presentes nos barracos conversando tomando sua cervejinha, curtindo sua absolvição. Você não entendeu, ELE NÃO É CANDIDATO A NADA.
    Sexta ele vai de novo, coisa que sempre fez. Vá lá também.
    Ele não faz distinção de ninguém, nem está querendo briga com ninguém, só quer conviver com as pessoas em paz.
    Viva a democracia!!!

  4. Tô com você Leandro, JÁ CHEGA DE SERMOS SUBSERVIENTES AOS POLÍTICOS DE PETROLINA. Esses caras toda eleição vem aqui pegam os votos, somem, não fazem nada e depois vem de novo.
    Vamos dar o grito de independência, SERGIO GUERRA NELES!!!!

  5. Esse leandro é uma raposa… Traduziu o desejo das pessoas de Santa Maria ” JÁ CHEGA DE FICAR DE JOELHOS PARA OS DEPUTADOS DE PETROLINA! Fernandinho, Gonzaga, Adalberto, Odacy, Cristina… Os mesmos???
    Boa vista quer MAIS… SERGIO GUERRA e TEREZINHA, nesse projeto TÔ DENTRO!!

  6. Diz que não quer ficar de joelhos para Petrolina, mas não abre mão de morar no seu luxuoso apartamento na Orla da cidade… Quanta hipocrisia Leandro! Você e Jetro protagonizaram uma história vergonhosa na história da nossa Boa Vista. Vão e não voltem nunca mais!

  7. PREPOTENTE E ORGULHOSO! VC NÃO TEM ESSENCIA DE pOLITICO. sTA MARIA NÃO SENTE A SUA FALTA. VC FOI INOCENTADO MAS, NÃO É NENHUM SANTINHO. ESTOU MTO FELIZ QUE VC TENHA DESISTIDO DE POLITICA POIS VC NÃO LEVA NENHUM JEITO PARA ISSO, MTO PELO CONTRÁRIO. oUTRO DIA ESTIVE EM SUA LOJA NA ENTRADA DO RIVER SHOPPING E VC ENTROU E SAIU DA LOJA SEM DAR NENHUM BOM DIA, MAL EDUCADO E MAL HUMORADO. MTO AMOSTRADO. SEJA FELIZ LONGE DA GENTE!

    • Ele é um político, e o dever do mesmo n é dar bom dia ,boa tarde ou qualquer outro cumprimento e sim fazer sua parte como administrador público, por sinal fez muito bem . Você está completamente equivocada ao julgar um político como pessoa.Isso só que a senhora é uma eleitora completamente desenformada em relação a verdadeira política e por isso você é totalmente incapaz de julgar um político.

      • Dar bom dia, boa tarde, etc, é uma questão de educação, de princípios, e o homem público obrigatoriamente tem que ter. Se não dá um bom dia, é mal educado e como tal não pode representar o povo. Deixe de ser babão e aprenda a escrever que esse “desenformada” foi de matar, o correto seria desinformada, mas pelo jeito ela está muito bem informada.

  8. Nunca se deve julgar e condenar quem quer que seja, sem antes ter plena certeza daquilo que está dizendo. Todos temos o dever e a obrigação de sermos moderados e esperarmos sempre a oportunidade correta de fazermos nossos comentários. Deixei que a justiça desse seu veredito final, e então conversei com o ex prefeito. Já mais o ofendir em qualquer hipótese. A sabedoria nos recomenda procedermos assim.

DEIXE UMA RESPOSTA

Comentar
Seu nome