Lapso ou esquecimento?

por Carlos Britto // 15 de abril de 2011 às 11:16

Os integrantes da comissão pró-emancipaçao de Izacolândia não gostaram nem um pouco de saber que o deputado Odacy Amorim (PSB-PE), presidente da Comissão de Negócios Municipais da Assembleia Legislativa, não incluiu o distrito na pauta dos projetos de lei que visam à criação de novos municípios pernambucanos.

Até porque, segundo eles, o socialista deu o ar da graça em Izacolândia, na última mobilização feita no distrito.

E mais: Odacy já apresentou projeto, na Assembleia, tratando da emancipação do distrito de Rajada, sua terra-natal. Mas sobre Izacolândia, nenhuma menção. Terá sido lapso ou esquecimento?

Lapso ou esquecimento?

  1. Joaõ Costa disse:

    A vocação de alguns dos nossos políticos é manterem-se afinados com colégios eleitorais onde já tem votos ou estão à caça deles. Todo mundo sabe que existem restrições constitucionais para a criação de novos municípios. Esses políticos querem tirar proveito eleitoral, agravando as condições de sobrevivencia de grande parte dos municípios já existentes.Interessa a esse povo criar estrutura para mandar e usufruir dela. É um prefeito, um vice, secretarias, cargos comissionados para parentes e amigos,juiz de direito, promotor, vereadores e a desgraça está feita. Vai sobreviver apenas do FPM, Fundeb e Bolsa Famlia. Não produz nada que lhe de sustentação. Não tem indústrias ou comércio. Não gera emprego e renda ou melhor, não tem atividades econômicas próprias. E ainda estão discutindo criar mais municípios em PE. Já temos 185 com 28% deles em situação de pobreza e abandono. Tenham vergonha.

  2. Rapadura disse:

    Quem fala em emancipação de municípios, principalmente políticos, NÃO PASSA DE ENGANADORES DO POVO !!! Desde de 1996 que a criação de novos municípios é ATRIBUIÇÃO FEDERAL !

    MATÉRIA DA FOLHA DE SÃO PAULO SOBRE O ASSUNTO :

    A Constituição de 1998 delegou aos estados autonomia para a criação de novos municípios.

    Como era
    Os interessados na emancipação precisavam de um abaixo-assinado com no mínimo 100 nomes e um projeto na Assembléia Legislativa. Os moradores do município sede tinham de ser ouvidos em plebiscito e o distrito que tenta a emancipação precisa de mais de 5 mil habitantes.

    Mudança

    A Emenda 15/1996 tirou dos estados o direito de legislar sobre o assunto. O texto exige que o plebiscito seja feito entre a população total do município que será desmembrado e não apenas com os moradores do distrito que quer a emancipação.

    Projeto atual, AINDA NÃO APROVADO E TÃO CEDO NÃO SERÁ :

    A proposta do senador Tasso Jereissati cria essa regulamentação. Porém, o requerimento de emancipação precisa das assinaturas de 10% da população do novo município. Depois disso, a Assembléia conduz o estudo de viabilidade.

  3. PAPEL disse:

    Opinião: o Nobre Parlamentar precisou estabelecer prioridades, logo…

  4. ernui dantas da silva disse:

    foi esquecimento.. um abraço..

  5. Deomiro Santos disse:

    Não tenho motivos para defender o Deputado Odacy Amorim e muito menos interesse, mas, o processo de criação de Município terá início mediante representação dirigida à Assembléia Legislativa, assinada, no mínimo, por 100 (cem) eleitores, residentes ou domiciliados na área que se deseja desmembrar, com as respectivas firmas reconhecidas. (MANDARAM??? PROTOCOLARAM????…. NÃO!! ENTÃO ESSE É O PROBLEMA PRINCIPAL.

    Se a Comissão de Emanacipação de Izacolândia ainda não conseguiu regularizar e promover o Povoado a condição melhor de Distrito, terá sérias dificuldades para encaminhar o processo na Assembléia Legislativa de Pernambuco e conquistar o interesse do Governo de Pernambuco. Para isso, é necessário conquistar os lideres políticos de Petrolina (Deputados, Vereadores, Prefeitos) e a regularização fundiária da sua área. Projeto pé no chão!!

    O município de Petrolina tem três cidades dentro: RAJADA, IZACOLANDIA OU NOVA DESCOBERTA – E NO FUTURO: URUÁS! se as lideranças de lá acordar pra Jesus e promover a vendas dos terrenos para que o Povoado possa crescer.

    Vamos fazer pressão para ver se coisa anda. A força do povo é que pode fazer a diferença.

  6. Marcos disse:

    Odacy sozinho não irá conseguir emancipar Izacolandia.
    Tem que haver uma união de todas as autoridades da região.
    Se bem que agora a criação de novos municipios é Atribuição Federal.

  7. Uhmmm.. disse:

    Oi, eu sabia que o deputado retirou a proposta quando tomou conhecimento que estava pelo caminho errado, uma vez que tudo depende da federação e que não somente Izacolândia, mas tambem os demais petendentes.
    Este deputado é muito cuidadoso, é bom ouví-lo sobre o assunto!

  8. Sanfranciscano disse:

    Sou a favor de criação dos municípios de Rajada, Cristália, Isacolândia, Nova Descoberta, Uruás, Curral Queimado… só aí seria no mínimo acrescentado uns 300 milhões de reais ao pib da região. Só é contra aqueles que torcem contra o São Francisco. Ganharia o emancipado, ganharia o munícípio-mãe. Os novos municípios ganhariam autonomia e um pouco de vida própria. Petrolina reduziria seus encargos e ao mesmo tempo manteria o mesmo FPM, pois todos osque tem acima de 160.000 habitantes ganham o mesmo valor, tanto faz ter 200 mil, 300 mil, 1 milhão ou mais habitante. Além disso, parte desses 300 milhões de reais a mais seriam gastos em Petrolina, como por exemplo, no pólo médico, no pódo universitário, no pólo educacional, no pólo comercial e por aí vai. Avante, torcemos por vocês. Só os políicos da RMR são contras, pois não querem ver o São Francisco desenvolver. Estranho mesmo é encontrar sanfranciscanos contra as emancipações… só pode ser aqueles que amam a nossa região e torcem por times de Recife.

  9. Sanfranciscano disse:

    … CORRIGINDO a parte final(só pode ser aqueles que não amam…)

  10. lenha na fogueira disse:

    Foi lapso mesmo. esse só pensa nele e nos seus. Quando prefeito empregou todos seus parentes Rajadenses! SEe liga Odacy.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *


Últimos Comentários