Lançamentos do PAA fortalecem agricultura familiar no Agreste e Sertão de PE

por Carlos Britto // 25 de maio de 2025 às 11:26

Foto: André Oliveira/MDS

Agricultores familiares, lideranças de associações e comunidades tradicionais do Agreste e Sertão do Estado receberam, ao longo desta semana, orientações técnicas e apoio direto com o lançamento de novos projetos do Programa de Aquisição de Alimentos (PAA) em Pernambuco. O trabalho é promovido pela Companhia Nacional de Abastecimento (Conab).

O órgão acompanha de perto os projetos na modalidade Compra com Doação Simultânea (CDS), que conecta a produção da agricultura familiar a entidades socioassistenciais. Quatro propostas foram lançadas: em Santa Cruz e Ipubi, na terça (20); Orocó, quarta (21) e Lagoa dos Gatos, na sexta-feira (23). Os projetos envolvem associações locais, que agora passam a fornecer alimentos diretamente para escolas, bancos de alimentos e cozinhas solidárias da região, beneficiando diretamente cerca de 120 agricultores familiares que atuam nos projetos e suas comunidades.

Lançamentos do PAA fortalecem agricultura familiar no Agreste e Sertão de PE

  1. O FAROL disse:

    O PAA é um programa muito bem imaginado, mas como vivemos num País onde se comemora o dia NACIONAL BREGA, o programa é totalmente deturpado, vou lhes dizer como: No Semiárido só chove tresmeses no ano. Logo não se tem o que se vender nos outros meses, mas os PAA’s compram o ano inteiro. Como? E simples, UM ESPERTELECO compra nos CEASAS da vida, e vendem para os PAA’s, mas como? Pois tem u. Limite de venda por produtor familiar? Ora. O ESPERTELECO pega as credenciais de vários produtores e em conjunto com quem opera o PAA vendem os produtos comprados nas CEASAS que normalmente são menores do que os estipulados pela COBAL, então lucram essa diferença. Uma outra deturpação é o produto ser revendido nas CESAS e ou Hortifruts. O PROGRAMA em si é muito bom, mas não existe fiscalização.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *


Últimos Comentários