Lançado 1º Festival Gastronômico de Juazeiro; projeto entra na programação do Carnaval 2019

0
(Foto: Divulgação)

Foi lançado no Juá Garden Shopping, na noite de ontem (17), o 1º Festival Gastronômico de Juazeiro (BA). ‘Carne de Sol Metida à Besta’, ‘Costela ao Bafo de Carlinhos Brown’, ‘Harmonia do Salmão’, ‘Telha Manuca’ e ‘Pizza Carlinhos Brown’ foram alguns dos pratos degustados durante o evento, realizado da prefeitura municipal através da Secretaria de Cultura, Turismo e Esportes  (Seculte), e que entrará na programação do Carnaval 2019.

O objetivo do festival é consolidar a gastronomia juazeirense como um produto turístico do município, selecionar e divulgar receitas culinárias regionais, além de fomentar o turismo e impulsionar a economia local. Para participar do festival, o cliente precisa ir até os locais inscritos, provar os pratos e responder a um pequeno questionário. Ele também vai receber um cartão-fidelidade e, após cinco carimbos dos restaurantes, vai depositar em uma urna na Seculte. Este preenchimento dará o direito de participar do sorteio de um passeio no Vapor do Vinho com acompanhante e tudo pago. O festival pretende envolver e divulgar um grande número de restaurantes, bares e lanchonetes da cidade.

Os selecionados a participar do festival foram o Bode Assado da Anita, Lozão Cuscuzeria, Churrascaria Chimarrão, Dino Pizzaria, Espetinho do Val e Kaori Sushi Bar. Mas os bares e restaurantes Mac Beto, Mac César, Bar do Gordo e Papa’s também estão inscritos no concurso.

O secretário de Cultura, Turismo e Esportes, Sérgio Fernandes, acredita que a realização do Festival Gastronômico durante o carnaval será um grande sucesso. “Além de movimentar e aquecer a economia, ele se torna um evento turístico para nossa cidade, agregando ainda mais valor ao carnaval. Durante os dias 15, 16 e 17, teremos uma praça gastronômica na Praça da Bandeira e os bares e restaurantes concorrentes estarão lá para o folião. Acredito que pode ser um sucesso e convido a comunidade juazeirense a visitar os restaurantes, provar as comidas e fazer com que esse produto da culinária turística funcione. Vai ser bom para todo mundo”, afirmou.

(Foto: Divulgação)

Classe empresarial

Para o gerente do Sebrae Juazeiro, Carlos Cointeiro, realizar o festival faz com que a classe empresarial se envolva mais no fornecimento de alimento na cidade e estimule sua criatividade. “Esses incentivos são importantes para a economia local, dinamiza, atrai consumidor até os bares e restaurantes, locais de consumo de alimentação, fazendo com que a população possa degustar um bom alimento criativo, inovador. Que o estabelecimento comercial tenha um fluxo de pessoas durante o festival maior do que nos períodos comuns”, apostou.

O coordenador do Carnaval de Juazeiro, Samuel Morais, representou o prefeito Paulo Bomfim. Para ele, o festival gastronômico é um produto de sucesso. “Essa é uma grande ação da Secretaria de Cultura, Turismo e Esportes e procuramos integrar ao carnaval. Isso vai gerar emprego, gerar renda. É um produto que tem grandes potenciais turísticos e já se integra a partir desse ano a esse movimento”, analisou.

DEIXE UMA RESPOSTA

Comentar
Seu nome