A Operação Carro Pipa foi retomada em Lagoa Grande. Segundo informações da assessoria da prefeitura, 16 caminhões estão levando água para o consumo da população afetada pela estiagem. A ação vem sendo desenvolvida pela Secretaria de Agricultura e Desenvolvimento do Interior (Seadi), Comissão Municipal de Defesa Civil (Comdec), Exército e Governo do Estado através do IPA.
Hoje a estimativa é que a população afetada está com um consumo per capto de apenas 20 litros por pessoa – quando o ideal, segundo a Organização das Nações Unidas (ONU) seria de 100 litros. Segundo o secretário titular da Seadi, que também preside a Comissão Municipal de Defesa Civil (Comdec), Reginaldo Alencar, mais de 7.500 pessoas estão afetadas pela seca em Lagoa Grande.
O secretário informa que os caminhões que foram contratados pelo Exército, com recursos enviados pelo Ministério da Integração Nacional via Secretaria Nacional de Defesa Civil, só cobrem 70% das comunidades atingidas. Reginaldo acrescenta ainda que o Açude Saco, principal reservatório da região de sequeiro de Lagoa Grande, encontra-se hoje com apenas 6% de sua capacidade total, que é de 123 milhões de metros cúbicos de água.




Agente se sente triste em saber que existe cidades afetadas pelas chuvas em Pernambuco, por outro lado, 17.719 pessoas
desabrigadas e outras 24.331 desalojadas até o momento. E hoje quarta feira, dia 23 de Junho é confirmado que o números de mortos soma 15. Ficamos triste e abalados…
Aqui em Lagoa Grande é o constraste, sofremos com outro fenômeno natural a seca, ou seja, a falta de agua no interior afeta a nossa população. Mas o que nos alegra é saber que contamos com um governo compromissado com a nossa gente, pois o secretario de agricultura Reginaldo Alencar e sua equipe não mede esforços para ajudar a nossa população. Ficamos gratos, segurados, pois contamos com a prefeitura na pessoa da exelentissíma senhora Rose Garziera que de fato está mostrando o seu papel de gestora púlplica e comprometidada com a nossa gente.
Com muita fé em DEUS vai da tudo certo.
Fábio Cardoso
E uma triste ver ainda no município esse tipo de operação, uma vez que o que recursos foram alocados para construção de sistenas, pasagem molhadas e os poções arteseanos que estão prontos aguardando apenas a boa vontade do município instalar os cata ventos essa é mais uma mostra da incompetência desta gestão.
O secretario de Agriculta só está preoculpado com o estabelecimento comercial dele as ações do município para ele são em segundo lugar.
Vamos trabalhar Secretario….. não adianta pegar carona nas fotos dos outros… monste o que faz