Lagoa Grande receberá Plano Municipal de Saneamento Básico e de Gerenciamento de Resíduos Sólidos

por Carlos Britto // 13 de setembro de 2016 às 13:30

Gledson Castro secretário Lagoa GrandeLagoa Grande (PE), no Sertão do São Francisco, teve o projeto de saneamento aprovado pelo Comitê da Bacia Hidrográfica do São Francisco (CBHSF) e receberá o Plano Municipal de Saneamento Básico (PMSB). O documento será elaborado nos próximos meses e tem como objetivo priorizar a melhoria da qualidade de vida da população e a preservação dos recursos hídricos, através de ações que evitem o lançamento de esgotos e outros efluentes sem tratamento nas águas do rio.

Além do PMSB, o município também ganhará a elaboração do Plano Municipal de Gestão Integrada de Resíduos Sólidos, destinados à limpeza urbana e ao manejo sustentável de resíduos sólidos. Tanto o plano de saneamento quanto o de resíduos sólidos se tornaram condição obrigatória para que Lagoa Grande tenha acesso aos recursos da União.

De acordo com o coordenador do projeto, Gleidson Castro, os Planos de Saneamento Básico e Resíduos Sólidos são de grande importância. “Os planos são um ganho a mais para a população de Lagoa Grande e região. Eles são de suma importância e colocam o município à frente de grandes cidades, como Petrolina, que ainda não tem um plano de resíduos sólidos“, afirma.

Os serviços estão previstos para começar ainda este ano, após processo licitatório para escolha da empresa executora, a ser realizado pela agência delegatária do CBHSF, a Associação Executiva de Apoio à Gestão de Bacias Hidrográficas (AGB) Peixe Vivo. Ao todo serão gastos em torno de R$ 8 milhões para atender os 41 municípios contemplados do Território da bacia do São Francisco.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *


Últimos Comentários