Lagoa Grande: ONG vai atuar para garantir direitos constitucionais na comunidade de Jutaí

0
Foto: divulgação

A comunidade do Distrito de Jutaí, zona rural de Lagoa Grande (PE), Sertão do São Francisco, terá a partir de agora uma ferramenta importante para assegurar direitos constitucionais, a exemplo de cidadania. Foi criada no dia 30 de janeiro, a Organização Não Governamental (ONG) ‘Voluntários Sociais: Mais Jutaí’. A entidade foi idealizada por um grupo de profissionais liberais e cidadãos comuns, com ou sem residência domiciliar no distrito, e atuará em vários eixos.

Entre eles estão a preservação da cultura material e imaterial; o patrimônio histórico; os costumes e as memórias locais e regionais; a inclusão, geração de renda e de emprego; a profissionalização e o patrocínio da dignidade e da cidadania; a preservação e a conservação do meio ambiente; o cuidado e o empoderamento da criança, do adolescente, do jovem, da mulher e do idoso; o fortalecimento das identidades; a valorização da diversidade e a conquista da igualdade; o desenvolvimento de projetos de educação continuada e permanente, a dispensação de equipamentos de atendimento integral ao cidadão e a comunidade nos eixos da saúde, da assistência social, das políticas afirmativas e de superação – entre outras.

Segundo os idealizadores, a entidade buscará consolidar políticas e termos de cooperação com o Poder Público em suas três esferas, com universidades, autarquias, empresas públicas ou de economia mista. Também pretende buscar parceria junto a organismos e instituições privados nacionais e internacionais e com as do Terceiro Setor.

A ONG foi constituída dentro dos mais exigentes protocolos legais e jurídicos, e seu contrato social foi amoldado os dispositivos legais que descrevem os elementos e requisitos indispensáveis para que se equipare a uma Organização Social e, assim possa gozar dos direitos reservados a estas a partir do marco regulatório das organizações sociais contido no Ordenamento Jurídico Pátrio. Mesmo a entidade estando com sua estrutura devidamente formada, qualquer pessoa (seja de Jutaí, Lagoa Grande ou de qualquer outra parte) poderá atuar como voluntária.

Diretoria

Integram a primeira Diretoria Executiva da ONG: Izidório Batista de Alencar, Edivaldo Barbosa dos Santos, José Guimarães Amorim, Durvaneide Gomes de Araújo Souza, Eugênia Raquel Serafim Araújo, Bárbara Gil de Brito Araújo, entre outros representantes.

DEIXE UMA RESPOSTA

Comentar
Seu nome