O deputado federal Jorge Khoury, presidente da Comissão de Meio Ambiente na Câmara, é um dos palestrantes do primeiro dia da Conferência PSA 2010, promovida pela Viex Américas, empresa de informação empresarial especializada em eventos para a área ambiental.
O deputado foi a São Paulo nesta terça-feira (26), onde o evento ocorre até amanhã (27), para falar da legislação e regulamentação para os recursos hídricos, o carbono, a biodiversidade, os ecossistemas e a Reed (Redução de Emissões por Desmatamento e Degradação.
Todo o evento aborda as diversas vertentes do Pagamento por Serviços Ambientais (PSA), Projeto de Lei 792/07, o qual Khoury relatou e pretende aprovar na Câmara dos Deputados a fim de formalizar a remuneração a pessoas que prestam serviços ambientais. A medida já gera renda para que um dia procurou sua subsistência na exploração dos recursos naturais.
“A iniciativa pode modificar, para melhor, toda uma cadeia econômica, que antes tinha seu pilar da devastação e degradação. Com a aprovação do PL, o cuidado com o meio ambiente passa ser a mola que dinamiza a economia”, afirmou Khoury.
O deputado mostrou, na prática, como funciona o PSA. “Um carvoeiro, que trabalha ilegalmente cortando madeira nativa da Mata Atlântica e alimenta indústrias siderúrgicas, pode fazer da preservação da área que agredia o seu ganha-pão”, informou.



Carlos Britto e leitores,esse cidadão,se não me falha memoria já foi secretario meio ambiente do estado-Ba,e,não conheço nenhuma ação a respeito da questão.Teve sim,omissão dele referente ao meio ambiente,caso haja o contraponto,só é ir visitar o nosso lixão,rio Salitre etc….É discurso de perdedor e,insiste permanecer na mídia porém,não tem jeito acabou,boa sorte na sua nova profissão.