Justiça obriga Chesf a afastar funcionários aposentados

por Carlos Britto // 18 de junho de 2009 às 15:00

hidroletricaHá mais de 10 anos a Companhia Hidroelétrica do São Francisco (Chesf) vem descumprindo um Termo de Ajuste de Conduta (Tac) assinado junto ao Ministério Público do Trabalho em Pernambuco, no qual se comprometeu a demitir seus funcionários aposentados.

Por causa disso, a Chesf poderá pagar um montante de R$ 63 milhões, já que manteve em seus quadros os funcionários que se aposentaram a partir de 13 de dezembro de 1999. O Termo foi assinado em 1997.

Na semana passada, o procurador do trabalho Fábio Farias ajuizou uma ação de execução do Termo. A assessoria de imprensa do MPT informa que “Nestes últimos anos, o Tac assinado foi objeto de uma ação anulatória por parte da Chesf , mas o termo ajustado foi considerado legal pelo juiz, ou seja, um ato jurídico válido.”

Essa é uma boa notícia para as pessoas que foram aprovadas nos concursos realizados pela Chesf , e que estão há mais de um aguardando em cadastro de reserva.

Segundo o procurador Fábio Farias, as pessoas aprovadas no concurso tem, inclusive, o direito de processar a Companhia, devido ao fato de ela não ter cumprido o Termo assinado. Farias declarou que “os aprovados no concurso têm o direito de processar a Chesf para serem chamados, tendo em vista o não cumprimento do termo de ajuste de conduta”.

O fato de a Chesf ainda não ter demitido esses funcionários aposentados dificulta as chamadas dos aprovados no concurso – que estão mofando na fila de espera do cadastro de reserva. Com a execução do Termo, a Chesf será obrigada a afastar 890 funcionários que ainda trabalham na Companhia, embora já tenha se aposentado.

Informações do  Acerto de Contas

Justiça obriga Chesf a afastar funcionários aposentados

  1. Feeling disse:

    Ahhh meu AMOR passou nesse concurso agora com certeza irá exercer a profissão!! Lembrando que ficou na coloação 91 ou seja vai entrar com certeza….
    =)

  2. Leitora assídua disse:

    Até que enfim alguém teve coragem de tentar resolver esse problema.
    O que está acontecendo na CHESF é simplismente vergonhoso, funcionários gagas já aposentados e não querem sair de jeito nenhum.
    Também, não fazem nada, só vem na CHESF bater o cartão e desaparecem. Ainda debocham dizendo que têm é dois salários. O do INSS e o da CHESF.

  3. Ivan disse:

    Na CHESF regional de Paulo Afonso/Itaparica existia contrato com o nome de ICA. O danado é que nesse contrato o que mais tinha era aposentado da CHESF e isso levou as pessoas chamarem o ICA de Instituto dos Chefianos Aposentados.

  4. Watergate disse:

    91 ?
    Esse cara é um poço de otimismo!

  5. leitor disse:

    e o amor dele é macho ou femea……. em watergate.

  6. Feeling disse:

    Ele stá se referindo a mim meu caro “leitor” eu é que sou o otimista…. nem leio mais os comentários desse lampeiro cidadão… nem ousadia e muito menos liberdade eu dou a essa individuo, ele se refere à mim porque não tem um pingo de vergonha na cara. Para a sua informação “asshole” essa colocação foi Nacional, desculpa ae se tem pessoas que são dotadas de conquista e dignas de inveja! Quem sabe um dia (distante) você não consegue algo assim?
    A inteligencia pode vir bater a sua porta!

  7. Watergate disse:

    Nesse caso parabens para ela ou ele meu amigo Feeling.
    voce nao explicou isso no outro post.

  8. Diogo da Silveira Machado disse:

    Espero que aconteça tembem com a CODEVASF, pois existe varios gagas que so fazem dater o ponto.

  9. Feeling disse:

    E nem devo satisfações da minha vida pessoal. Imagine se vou sair falando do meu relacionamento à pessoas como você , nem minha familia eu estou dando essa ousadia!

  10. mary disse:

    gente, vamos tentar manter o nivel desse blog que é visitado por milhares de pessoas de bem.deixem essas discussoes bobas para outra hora se querem brigar escolham outro local.

  11. Futuro Chesfiano disse:

    eu fui classificado em 18º lugar no concurso de 2004 e chamaram 16 , fui 36º (geral) e 3º neste de 2007 e tô achando dificil chamarem , pois na maioria dos cargos não chamaram nem o primeiro colocado , e estas 890 vagas são em quase sua totalidade de pessoal tecnicos e engenharia (que é o meu caso).

  12. Futuro Chesfiano disse:

    saiu hoje (19/06/2009) no Jornal do Comercio, no caderno de economia o parecer da justiça reforcando a demissão dos aposentados….

  13. ECT Também tem disse:

    Pessoal, esse tipo de coisa não é privilégio da CHESF. Os Correios é a empresa, acredito, que possui maior quantidade de aposentados que continuam trabalhando. Ouvi dizer que saiu também uma decisão de ministro do Supremo, alguém sab algo mais sobre essa decisão?

  14. Ruben disse:

    Fui aprovado no concurso para Operador de Usina de 2004, fiquei na posição 41, foram chamados 21 então minha colocação atualmente é 20 da fila. Só que o concurso venceu em junho de 2008. Como os aposentados deveriam ter saído há muito tempo, será que poderei ser ainda chamado. Ou só com novo concurso? Algum advogado poderia dizer se posso brigar na justiça por essa vaga depois que os aposentados saírem?

  15. morrissey disse:

    É VERGONHOSO O QUE A CHESF ESTÁ TENTANDO FAZER, EVITAR A TODO CUSTO A ENTRADA DE NOVOS CONCURSADOS QUE POR DIREITO CONQUISTARAM A VAGA COM MUITO EMPENHO E ESFORÇO AINDA FIQUEI SABENDO QUE NOS CORREDORES DA COMPANHIA (CHESF) DIVERSOS FUNCIONÁRIOS QUE JÁ ESTÃO APOSENTADOS FICAM DE BRAÇOS CRUZADOS E OUTROS ATÉ SENTADOS TIRANDO SARRO DA NOSSA CARA AGORA NÃO ENTENDO POR QUE A CHESF INSISTE TANTO EM LUTAR POR FUNCIONÁRIOS QUE NÃO SE ESFORÇAM PELA EMPRESA POR QUE QUE DEUS ABENÇOE A TODOS

  16. morrissey disse:

    SE A CHESF NÃO TEM O INTUITO DE CONTRATAR OS CONCURSADOS DO NIVEL TECNICO POR QUE ABRIU O CONCURSO,JÁ QUE NÃO EXISTE SERIEDADE POIS ISSO É UMA TREMENDA FALTA DE RESPEITO PARA TODOS OS CONCURSADOS TIRANDO COMO EXEMPLO UM DOS CARGOS DO NIVEL TECNICO QUE É O ASSISTENTE TECNICO A -TECNICO ELETROTÉCNICO POIS É UM DOS CARGOS ONDE SE TEM MAIS APOSENTADOS E SÓ CHAMARAM 5 ATÉ AGORA NO POLO DO RECIFE SERÁ QUE DE DOIS ANOS PRA CÁ SÓ FOI PRECISO DE 5 TECNICOS ISSO É MUITO ESTRANHO .UMABRAÇO A TODOS

  17. morrissey disse:

    POR QUE A CHESF INSISTE EM MANTER EM QUADRO DE FUNCIONÁRIOS PESSOAS QUE JÁ ESTÃO APOSENTADAS ?
    QUAL O OBJETIVO ?POR Q NÃO CONVOCA LOGO O PESSOAL QUE FOI APROVADO NO CONCURSO DE 200TEM ALGUEM GANHANDO ALGUMA COISA AI VCS CONCURSADOS NÃO ACHAM ??
    SORTE PARA TODOS

  18. VISITANTE disse:

    AVE MARIA!!!!!!!!!!!!

  19. wilson Moreira Cesar disse:

    Meus amigos, toda empresa subsidiária da Eletrobras, estão sendo privatizadas e seus funcionários serão demitidos, já começou nas Furnas Elétricas, que serão demitidos 1.041 funcionários até fevereiro de 2020. Essa é a política do Bolsonaro e do Guedes, os Correios é a bola da vez.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *