Justiça Eleitoral multa Capitão Alencar por divulgação de falsa pesquisa pró-Raquel

por Carlos Britto // 17 de outubro de 2022 às 17:59

Foto: reprodução/redes sociais

A candidata ao Governo de Pernambuco, Marília Arraes (SD), conseguiu derrubar mais uma fake news sobre sua campanha. A decisão da Justiça Eleitoral atinge diretamente o vereador de Petrolina, Capitão Alencar (Patriota) – aliado do presidente e candidato à reeleição, Jair Bolsonaro (PL) e da adversária de Marília, Raquel Lyra (PSDB).

Capitão Alencar tem, no seu perfil do Instagram, várias postagens pró-Raquel, inclusive fotografias com a candidata e também com o presidente Bolsonaro. A decisão judicial determina, além da retirada da publicação com falsa pesquisa eleitoral mostrado a tucana com um percentual de intenção de votos não condizente com a realidade, uma multa de R$ 53.205,00.

Segundo a desembargadora Virgínia Gondim Dantas, a postagem de Capitão Alencar contribuiu para “a disseminação de dados que não correspondam à realidade e que exercem influência (o citado ‘efeito manada’)” na opinião do eleitorado. Procurado pela reportagem do Blog, o vereador até o momento não deu retorno.

Bonito

A justiça também agiu no município de Bonito (Agreste), com o mesmo teor de denúncia. A desembargadora aplicou a mesma sentença, inclusive no valor da multa, alertando que o autor da postagem, identificado como Ricardo Alexandre de Oliveira,  “compartilhou no Instagram postagem com emprego da palavra ‘PESQUISA’, seguida de diversos dados que levam a crer que se trata de uma pesquisa verídica – percentuais, nome de instituto responsável, período, locais de aferição – elementos esses que, segundo o entendimento do TSE, são suficientes para enquadrar referida conduta como divulgação de pesquisa eleitoral sem prévio registro“.

Justiça Eleitoral multa Capitão Alencar por divulgação de falsa pesquisa pró-Raquel

  1. Petrus disse:

    Tá explicado. Apoia Bolsonaro. No mais, correta a decisão, uma vez que terá que pagar a multa com o subsídio de vereador, dinheiro que ele recebe sem trabalhar, pois, pelo visto, dar mesmo é trabalho, falseando a verdade. Lembro que o povo merece esse tipo de vereador, já que não leva a sério a política, votando de todo jeito. Enquanto isso o alto salário de vereador entra mensalmente na conta do vereador. Osso para o povo.

  2. José Pedro Quirino disse:

    Se o povo fosse um pouquinho mais bem formado e informado, não existeria esse tipo de gente na política. Mas aqui em Petrolina, isso é praxe, a eleição de direitistas despreparados.

  3. Sempre Atento disse:

    Se fosse a favor dos Nove Dedos estaria tudo bem, mas como é contra e parece que toda justiça estar a favor dos mesmo toma lhe multa.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.