Júlio Lóssio pede mais integração da agricultura irrigada em pesquisas e experimentos da Embrapa Semiárido

por Carlos Britto // 28 de fevereiro de 2013 às 18:31

julio-lossioO prefeito Júlio Lóssio (PMDB) enviou nesta quinta-feira (28) ao presidente da Embrapa Semiárido uma carta pedindo mais integração da agricultura irrigada a pesquisas e experimentos do órgão.

No documento, o gestor municipal destaca como a irrigação contribui para o avanço dos índices sociais e a redução da pobreza no Vale do São Francisco.

“O Índice de Desenvolvimento Humano (IDH) no Semiárido brasileiro é considerado baixo para aproximadamente 82% dos municípios que possuem IDH até 0,65, significando um déficit em relação aos indicadores de renda, educação e longevidade para 62% dessa população. A irrigação implantada na região do Vale do São Francisco produziu importantes mudanças na renda e nos índices sociais das áreas irrigadas”, explica o prefeito.

No entanto, de acordo com Júlio Lóssio, os programas de convivência com a seca não foram suficientes para reduzir os prejuízos causados pela estiagem. “Os programas foram incapazes de trazer verdadeiramente cidadania para nosso povo”, critica.

O gestor pede que os estudos da Embrapa sejam feitos em parceria com os próprios produtores e profissionais da agricultura irrigada. “Solicito a Vossa Senhoria (o diretor) que avalie a possibilidade de integrar aos estudos, pesquisas e experimentos da Embrapa Semiárido a agricultura irrigada, a meu ver único modelo de desenvolvimento sustentável para a nossa região”, pontua. (Fonte: Ascom PMP)

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *


Últimos Comentários