‘Julho das Pretas’ é encerrado em Juazeiro com torneio de futebol feminino

por Carlos Britto // 31 de julho de 2023 às 21:43

Foto: PMJ

Após uma extensa programação voltada ao fortalecimento da ação política coletiva e autônoma das mulheres negras, a Prefeitura de Juazeiro (BA), através da Secretaria de Desenvolvimento Social, Mulher e Diversidade (SEDES), encerrou as ações do ‘Julho das Pretas’.

No sábado (29), a Diretoria de Diversidade da SEDES, por meio da Supervisão de Igualdade Racial, realizou o Torneio das Pretas no Quilombo Rodeadouro, com o apoio da Secretaria de Cultura, Turismo e Esporte (Seculte). “Esta foi uma forma de fortalecimento de vínculos e potencializou as mulheres pretas no esporte”, destacou o responsável pelas Políticas da Diversidade, Andrey Anthonny. Três times participaram do torneio. Ao final houve ainda a apresentação do Samba de Véio do Rodeadouro.

Outras ações

Na última sexta-feira (28), foi realizada uma apresentação teatral com a proposta de provocar uma reflexão sobre o processo de escravidão no Brasil. O espetáculo “Liberdade Raiou, igualdade não” foi apresentado pela Cia 1º Ato, no auditório do Colégio Modelo Luís Eduardo Magalhães.

Durante o mês de julho, a gestão municipal desenvolveu uma programação com foco na conscientização da mulher preta, realizando ações alusivas à campanha. A programação iniciou no dia 2 de julho, com o Novenário a Santa Isabel, padroeira do Quilombo Alagadiço. No sábado e domingo (dias 22 e 23), a Diretoria de Igualdade Racial e Religiosidade da SEDES realizou no Quilombo Alagadiço cursos gratuitos de empreendedorismo, como fabricação de salgados diversos, sequilhos, sandálias personalizadas e tranças e turbantes.

Já na última terça-feira (25), mulheres de vários quilombos do município como Alagadiço, Barrinha da Conceição, Rodeadouro, Pau Preto e comunidades circunvizinhas receberam atendimento de saúde bucal com a Unidade Móvel Odontológica – uma parceria entre a pasta e Secretaria de Saúde (Sesau).

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *


Últimos Comentários

  1. Foto historica, de pessoas que contribuiram enormimente para o progresso da nossa regiao.