Julgamento do Mensalão: STF absolve ex-deputado do PT acusado de lavar dinheiro

por Carlos Britto // 12 de outubro de 2012 às 11:15

Por sete votos a zero, a maioria dos dez ministros do Supremo Tribunal Federal (STF) absolveu na quinta-feira (11) o ex-deputado Professor Luizinho (PT-SP) do crime de lavagem de dinheiro.

Em sessão de julgamento do processo do Mensalão, os ministros inocentaram, também por maioria (sete votos a zero em ambos os casos), a ex-assessora parlamentar Anita Leocádia, que trabalhava para o deputado Paulo Rocha (PT-PA), e José Luiz Alves, ex-chefe de gabinete do ex-ministro Anderson Adauto.

Professor Luizinho era líder do PT na Câmara na época da deflagração do escândalo do mensalão, que o STF reconheceu como um esquema ilícito de compra de apoio de deputados para assegurar a aprovação de projetos de interesse do governo do ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva.

Votaram pela absolvição de Luizinho, da ex-assessora e do ex-chefe de gabinete os ministros Joaquim Barbosa, Ricardo Lewandowski, Marco Aurélio Mello, Luiz Fux, Rosa Weber e Dias Toffoli e Cármen Lúcia – confira como cada ministro votou sobre cada réu. Ficaram para a sessão da próxima segunda (15) os votos dos ministros Gilmar Mendes, Celso de Mello e Ayres Britto. (Fonte: G1)

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *


Últimos Comentários