O petrolinense Fabrício Rodrigues Lima é um daqueles talentos promissores no judô. Com 1,94m de altura e apenas 21 anos de idade, já possui um currículo respeitável: É tetracampeão pernambucano faixa preta na categoria sênior (mais de 100 quilos). Ainda assim Fabrício não consegue abrir caminho para decolar em sua carreira.
O drama do jovem petrolinense é o mesmo de muitas atletas na região: a falta de patrocínio. Entre os dias 25 e 29 deste mês, o judoca vai enfrentar seu maior desafio. Depois de mais uma conquista em nível regional, ele foi classificado para a fase final do campeonato brasileiro de judô, que será realizado em Uberlândia (MG).
Juntando despesas de viagem – que incluem passagens, hospedagem e alimentação – os custos para disputar a competição ficam em torno de R$ 1,5 mil. Mas até agora Fabrício conta que tem muitas dificuldades para arrecadar essa quantia. Durante todo o tempo em que se dedicou ao esporte, ele só teve o apoio da mãe Diomar, que também já não está mais conseguindo arcar com as despesas do filho.
“Preciso ir para o Recife, e de lá sigo com a delegação até Uberlândia, mas tudo tem de sair do meu bolso”, explica Fabrício, acrescentando que a Federação Pernambucana de Judô não tem como ajudá-lo, já que é praticamente mantida pelos atletas. O apelo de Fabrício se torna ainda mais dramático pelo fato de ser o único representante de Petrolina na competição.
Além disso, mesmo sem a logística ideal para treinar, ele consegue alcançar grandes resultados no Recife, onde há quatro anos vem conquistando o campeonato regional. “Venho derrotando atletas mais bem preparados que eu”, informa. Ele revelou já ter procurado o secretário municipal de Esportes, Aílton Guimarães, que ficou de analisar o caso de Fabrício. Mas por enquanto, nenhuma ajuda de custo do município ainda aconteceu. Aos empresários que se interessarem em patrocinar o judoca, podem entrar em contato pelos telefones (87) 8844-0364 (Fabrício) ou (87) 8809-8174 (Diomar). “Qualquer apoio, por menor que seja, já será importante”, avaliou o atleta.




O certo não seria JUDOCA, pois esta Jucoda, lá em cima na frase que dá o titulo a materia.
Acorda Secretário de Esportes!!!! eis um filho da terra que tem futuro promissor no esporte. pra que serve esta secretaria??
De fato, eis aí um jovem que merece atenção tanto do poder público quanto do setor privado! Podem estar inclusive investindo num talento que poderá representar o nosso país!
Temos outros talentos neste esporte em Petrolina, poderiamos ser destaque nacional, falta incentivo.
Acorda Petrolina .este é filho da terra, tantos jovens estão no mundo das drogas por falta de oportunidade , e Fabricio ai mostrando que deve e pode representar Petrolina e não tem incentivo da população impresarial
Tenho orgulho em ser mãe de Fabricio,tenho mais orgulho ainda do seu prrimeiro professor Ledion Bagagi quem primeiro treinou Fabricio para ser atleta e nos momentos mais dificíl da vida de Fabricio ele estava lá dando apoio da presença mascolina que ele necessitava , lembro que sua primeira luta com vestes adequada ele lutou no SESC , mas como todo jovem queria mostrar que estava lá mesmo com pé machucado ele estava lutando e recebeu um hipon e saiu chorando da luta. Olhei para ele e disse. você já é um vencedor, limpe seus olhos e veja que amanhã será um novo dia.um campeão se mostra na derrota e na força de lutar quando cansou. vamos dár força a esse jovem.
Parabens Fabricio esse titulo é nosso, falta apenas os Petrolinenses dar apoio a você, sei que você é um menino grande e bom capaz de representar nos não só no Brasileiro como também lá fora . PARABENS…………………………………………………….
Ôxente gente não acredito no que estou vendo é dificil de acreditar de verdade deixo aqui minha idinguinação pela falta de apoio da população petrolinense.
quantos jovens andam perdidos nas drodas, no álcool.E quando encontram alguém com uma força de vontade inexplicável como é o ninguém faz nada?.
Petrolina esse titulo de campeão Brasileiro pode ser nosso e aí ningém vai fazer nada?. depois não reclamem de que o nordeste falta profissionais o que falta de verdade é incentivo.Penssem nisso!.
Ao mesmo tempo que fico feliz, e orgulhosa perco animo.
Porque numa cidade como disse Gleison com muitos atletas promissores NADA se faz para ajuda-los. Perder esses talentos por pura falta de incentivo parece piada. Gente, vamos dra um sacode nessa prefeitura (que não pode nem dizer que não sabe desse problema porque sabe), porque eu estou vendo o tempo passando e mais uma vez ele ficar de fora ( e essa não seria a primeira vez). ACORDA PETROLINA!!!!!!
Cadê a secretária do esporte, hein?! ACORDA! Filho da terra, com futuro promissor, vamos ajudar, ô grandes empresários!
E importante não apenas saber que Petrolina tem JUDOCA capaz de representar sua cidade e até mesmo o Estado… o mais importante é neste momento, é saber se ele vai ou não contar com o apoio da Secretaria de Esportes de Petrolina…VALORIZE O TALENTO QUE ESTA CIDADE ESCONDE!!!!
É por isso que o esporte no nordeste não vai pra frente. Temos que apoiar nossos talentos.
Acorda secretário!!!!!!!!!
Eita cade os nossos empresários de Petrolina……
Obrigada Carlos Brito Por esta oportunidade, esse titulo é nosso com ou sem patrocinio.
Infelizmente essa é a realidade de muitos atletas. Fabrício tem um futuro promissor no Judô, prova disso o título de Tetra campeão pernambucano, conquistado no último final de semana. Sendo o único representante de Petrolina em uma competição tão importante, é uma vergonha para as autoridades pública da cidade, bem como, para os empresários não incentivar esse jovem que tem como meta representar sua cidade, seu estado e seu país aonde for. Desperta povo!!!!!!
gostaria de saber por que as pessoas de petrolina nao valoriza os atletas da terra vamos todos ajudar fabricio e e um verdadeiro vencedor luta por nossa petrolina vamos todos ajuda pra que ele chegue la na vitoria merecida pois e um grande garoto parabens pra quem valoriza o esporte ajude prefeitura
Fabricio estamos torcendo por você. Acreditamos no seu potencial. Deixo o meu apelo as autoridades competentes para que possam realmente incentivar o esporte e contribuir para mais essa conquista.
Cara, tive a oportunidade de conhecer essa fera, apenhei muito dele no sesc, mais olha o tamanho da fera…Fabricio se Deus quizer meu irmão, dia 30 de manhã estará outra materia aqui nesse blog, falando de tua vitoria, pq vc merece…Parabéns, e não desista, pq a vida é feita de lutas, e sei que vc é bom o bastante pra vencer, não baixe a cabeça…E secretario de ESPORTE, para um pouco ai e pensa, não vem verba não é pra dar ajuda a um cara desse aii…
Eu sou mais um petrolinense q fico triste em tomar comhecimento, q temos um atleta tetra campeao de judo e corre o risco de ficar sem disputar um titulo brasileiro em FLORIANOPOLIS, representando o nome de nossa Petrolina,simplismente por falta de apoio,PUBLICO E PRIVADO,nao deixem q ue isto aconteca.VAMOS VALORIZAR O Q E NOSSO.
Desculpem,quis dizer UBERLANDIA-MG e nao FLORIANOPOLIS,cidade em q Fabricio ira lutar representando nossa petrolina.
Fabrício Rodrigues gostaria de lhe parabenizar pelo excelente currículo esportivo que vc tem.
Imagino que deve ser bastante difícil se concentrar para uma disputa, campeonato ou até um treino habitual com o pensanmento sendo assombrado pela falta de um patrocínio.
Boa sorte, vc é um grande referencial para os jovens petrolinenses.
parabens cara espero que vc tenha apoio
Faço aqui um pedido especial ao secretario de esporte e a grandes empresarios de petrolina,sei que voces todos tem sonhos e planos,e tirando um pouquinho de cada lado, da pra se construir o grande sonho deste jovem.Fazer o bem faz bem,
ESPERAMOS HUMILDEMENTE, QUE O SECRETARIO DE UMA FORCINHA, PARA QUE O NOSSO AMIGO FABRICIO, POSSA CONSEGUIR REALIZAR PARTE DE SEUS SONHOS…
Ser atleta é um estado dinâmico, você nunca é atleta – você está sendo um atleta, ou não… É exercer a ação necessária para atingir seus objetivos, em detrimento a simplesmente se vestir com títulos do passado ou promessas de glórias vindas mais da soberba do que do empenho. Quem é não fala, aparenta e se comporta como: você é atleta na forma que treina, na forma que come, na forma que dá importância para estas coisas e inclusive na forma que fala para as pessoas daquilo que você faz. Ser atleta é falar com paixão do que faz, nunca como um sofrimento. É falar com felicidade por ter alcançado um determinado estado de compreensão daquele espírito de poder se exercer independente da dificuldade.
O atleta compete contra ele, nunca contra os outros, porque a vitória é uma questão de mérito e não de culpa de quem perdeu, mas é responsabilidade dele se ele não atingiu o máximo de si. Ele compete com o cansaço, com a fome, com a frivolidade, com o desanimo e as vezes com o desamparo.
Ele chama o fator genético de sorte, porque sabe que um atleta tem de ter é vontade. (ainda que saiba que a genética é um adversário duro, mas é só mais um). E dentro do que um atleta deve ter, cada dia, cada treino, cada batalha tem seu segredo: 50% de força, 10% de velocidade, 20% de foco e o resto é vontade, mas as vezes é 50% de dor, 30% de fibra e 20% de compromisso, e ainda que pareça pouco ou muito, ainda faltam coração, mente, controle, calma, fúria, insistência, apoio e amor incondicional de quem suporta seu coração para que ele possa manter seu corpo forte e sua cabeça erguida.
Treinamos para o ano, más queremos o resultado para ontem, portanto escolhemos o que nos satisfaz: força é imediata, resistência aeróbia é rápida, resistência anaeróbia é ganha em questão de semanas e a aparência vem de acordo com a sua capacidade de aumentar sua carga de trabalho com o mínimo possível de energia consumida reservando o máximo de energia em forma de músculos. Não pense na forma sem trabalhar a função: o atleta sabe que vai parecer com aquilo que faz, e que quando parecer que tem força para carregar o mundo nas costas, muito provavelmente estará quase lá. A chave são os meios, se comprometa com o processo que o resultado vem sempre.
O compromisso é solitário, mas o treinamento de boa qualidade não deve ser. Quem decide por este estilo de vida, o dos resultados, deve tentar seu máximo, e para fazer isso precisa de ajuda. Ajuda dos amigos que te apóiam com sua admiração, de seus colegas de treino com suas assistências e a ajuda de seu treinador, sempre orientando e guiando e ajustando e até fazendo força junto para que o máximo sempre seja atingido.
Ser atleta não é para quem quer viver do esporte ou para quem quer viver para o esporte. Ser atleta é para quem tem o esporte no coração e sabe que faz parte da higiene do seu corpo tal qual escovar os dentes e que da mesma forma sabe apreciar o bem-estar que o esporte proporciona. Ser atleta também não é carregar pesos ou marcas homéricas, é decidir quebrar seus próprios limites, independente do tamanho que eles são, porque o esforço é particular a cada um, portanto vitória também. Ser atleta não é carregar uma medalha no peito, é carregar as pessoas que estão ao seu lado no peito e a vitória na mente, porque quem ganhou sabe que é vencedor e não precisa de símbolos para lembrar. Vitória é sentimento, não é texto, marca insígnia, símbolo ou metal. Vitória real é a satisfação de superar seus medos e suas limitações. Vitória é enfrentar você antes do outro, é tentar antes de desistir e nunca desistir antes de tentar. Vitória é uma atitude. Ser atleta é um estilo de vida…
Quem disse que você não é?
OLHA EU AQUI OUTRA VEZ… Para INFORMAR AO SECRETARIO E A TODOS QUE O TEMPO ESTA PASSANDO E SE ATE O DIA 15 DESTE FABRICIO NÃO CONFIRMAR (OU SEJA PAGAR A TAXA DE INCRIÇÃO E A RESERVA DO HOTEL) PARA A FEDERAÇÃO PERNAMBUCANA DE JUDÔ SERA SUBSTITUIDO PELO SEGUNDO COLOCADO. PRECISAMOS O QUANTO ANTES DE UMA RESPOSTA DEFINITIVA.
OBRIGADA A TODOS!
Desculpe a insistencia mais eu queria que vocês dessem uma olhada na materia que eu encontrei no site da cbj (confederação brasileira de judô) sobre a importacia dessa competição:
“Antes mesmo de as lutas terem início, o Campeonato Brasileiro Sênior 2010 já entrou para a história. Com 25 Estados confirmados, o principal torneio nacional é o maior brasileiro sênior de todos os tempos em número de federações participantes. O Brasileiro Sênior 2010 acontece nos dias 27 e 28 de novembro, no ginásio SESI Gravatás, em Uberlândia, Minas Gerais.
O Brasileiro 2010 também é a última porta de entrada para a seletiva que definirá as vagas para a seleção brasileira sênior 2011.
A Confederação Brasileira de Judô confirmou a participação de judocas dos Estados da Paraíba, Piauí, Mato Grosso, Bahia , Roraima, Amapá, Minas Gerais, Rondônia, Pernambuco, Sergipe, Rio de Janeiro, Alagoas, Santa Catarina, Ceará , Maranhão, Distrito Federal, Pará, Goiás , Mato Grosso do Sul, Rio Grande do Sul, Amazonas, Paraná , São Paulo , Rio Grande do Norte e Espírito Santo.
“O Campeonato Brasileiro Sênior é o maior e mais importante evento nacional da classe adulta. Este recorde de federações participantes é uma mostra da credibilidade dos eventos da CBJ. Atualmente, temos um alto padrão de qualidade que é reconhecido pelos atletas e dirigentes e isto, com certeza, gera o interesse na competição. Ser um torneio que dá vaga na seletiva da seleção brasileira é outro fator de motivação”, diz o presidente da CBJ, Paulo Wanderley Teixeira.
Último campeonato nacional do calendário deste ano, o Brasileiro Sênior é preparado com o objetivo de encerrar com chave de ouro a temporada.
“Fechar o calendário nacional com o Brasileiro Sênior é o coroamento desta temporada. Todo o trabalho da Confederação se origina nas federações, nos seus diversos seguimentos como clubes, academias e associações. É uma cadeia que culmina no reconhecimento e na participação de cada um destes Estados”, afirma Paulo Wanderley.
Fonte:http://www.espbr.com/noticias/judo-brasileiro-senior-tem-recorde-federacoes-inscritas
Agora imagine um atleta com capacidade de chegar ao podium (como Fabricio tem) acabar não indo por falta de incentivo! o judô pra Fabricio não é apenas um esporte que ele pratica é o estilo de vida dele, o sonho da vida dele é treinar numa grande equipe, e chegar aseleção brasileira de judô, e essa seria a porta de entrada que ele precisa.
Obrigada!
Michelly Cristina Vieira de Jesus
Veja lá fabricio, se o secretário demorar você fica de fora, não deixe acontecer como no passado que a promessa veio e na hora H foi embora e nos ficamos sem lutar.
Ô fabricio não desanima cara, sei que é sua vida o judo, com tanta falta de incentivo sua cabeça deve tá a mil, mas acredito em voce cara vá a luta voce merece.Corra secretário o tempo runge é só ate dia 15 a confirmação caso contrario o nosso atetla fica de fora……….Veja lá …Acredito no seu potencial sei que você tá correndo veja lá ele é nosso.
ô fabricio veja se isso é oficial, para não acontecer como no passado que tava tudo prometido e na HORA H deu para trás e voces ficaram sem viajar perdendo assim mais uma oportunidade.Não baixe a cabeça vá em frente, você merece esse vá em frente , lute mas deixe a ansiedade. só corra atrás de seus objetivos.
Dia 30 sei que vc estara de volta com ou sem medalha você é atleta estamos aguardando sua ida e sua volta ,tambem acreditando no potencial do secretário de esportes.
Nosssa que orgulho para petrolina,estamos torcendo por você Fabricío porque você guardou esse tempo todo esse seu potencial,já era para esta dividindo com Petrolina.Parabens tô orgulhosa de você.
Oi Mano ja comeu cuscus hoje, veja lá tô torcendo por voce,
Filho, Não se desespere diante das dificuldades.Colhemos o que plantamos.Somos escravos do ontem,mas somos dono do amanhã.Se construirmos um presente doloroso, fique alerta, para contruirmos um futuro alegre, saudável, no qual possamos colher bons frutos do amor e da felicidade sem limite.Faça o bem de toda as formas, para preparar um futuro melhor. Ti Amo muito você sabe disso.
Leve em sua memoria para o resto de sua vida as coisas boas q aconteceu em meio as dificuldades forma q lhe da força para vencer,confiança na presença divina.FORÇA CAMPEÃO.tô com você.
Sr. Secretário que faz esta secretaria? se não tem condições de levar o nome de Petrolina ao Brasil e quem sabe ao mundo? Lembre-se que as Olimpíadas vem ai… Já pensou no que seria ter um atleta disputando as olimpíadas? Pense, reflita e ajude um jovem a realizar não só o seu sonho, mas de toda sua família.
Fabrício, você é, e será um grande orgulho para sua familia. boa sorte. QUE DEUS QUE É UM SER SUPREMO TE AJUDARÁ NA SUA LINDA JORNADA. Vamos em frente eu sei que você consegue…
O Sr Ailton Guimarães, meu muito obrigada pela sua contribuição dada ao fabrício, pessoas assim como você que necessitamos, entendo as dificuldades do município uma vez que a secretária foi criada agora a pouco tempo.
A ROBÉRIO DAS CASAS ALVORADA E ARGAMASSA QUARTZOLIGA , meu muito obrigada, você contribuiu para um jovem trazer o tetra campeão anteriomente, dizer meu muito obrigada pelo carinho que tem com o mesmo,quero aqui dividir esse tetra com todos os Petrolinenses, esse titulo é nosso.
Parabéns Diomar, vc é uma mãe muito especial, seu filho deve ter muito orgulho de ter uma mãe como vc, Deus está vendo todo seu esforço para ver seu filho crecer esportivamente e teremos um tetracampeão em nosso Município, vamos comemorar a vitória.
Um grande abraço da amiga da saúde.
Rose da Saúde
Obrigada pelo carinho Rose, ele já é tetracampeão, agora se Deus quiser teremos outras novidade, ele é uma pessoa abençoada por Deus, em meio a tanta dificuldades a nossa vitória é ter Deus no coração.
Obrigada todas as pessoas que de forma direta ou indireta contribuiu para que Fabricio a torcida esta forte e sei que ele só da muito orgulho a toda familia, com ou sem medalha estamos torcendo só em competir já é uma vitoria para ele e todos nós,
Agradeço a carlos brito pelo apoio ao atleta Fabricio e todas as pessoas que comtribuio diretamente ou indiretamente,quero dizer muito obrigada que não foi desta vez para o bolça atleta fabricio voltou no setimo lugar, porém já com nova data para disputar em Natal, isso já é uma vitaria que temos, só que ele voltou com fome de lutar.