Juazeiro: Unidade do João Paulo II estuda suspender atendimento aos sábados

por Carlos Britto // 14 de março de 2022 às 16:34

Foto: Reprodução/Internet

A Unidade Básica de Saúde (UBS) do Bairro João Paulo II, a qual é referência para sintomas gripais e atende os casos desse tipo aos sábados, registrou mais uma redução no número de atendimentos no último sábado (12). O equipamento teve apenas 12 pessoas que procuraram o serviço, e todas testaram negativo para Covid-19.

A unidade passou a ser aberta aos sábados para atender a demanda de casos leves de sintomáticos respiratórios que acabavam indo para as urgências. Junto com a UBS do Mussambê, as duas unidades absorveram um grande número de pacientes que dividiriam os atendimentos na rede especializada. “Quando resolvemos montar a estratégia de abertura das duas UBSs, foi em um período em que estávamos com uma alta demanda de pessoas com sintomas gripais, do final de dezembro do ano passado para janeiro deste ano. Dois meses após o funcionamento das UBSs, estamos felizes que o método utilizado teve o sucesso esperado. Hoje em dia temos a rede de saúde mais tranquila para sintomáticos respiratórios”, disse o secretário de Saúde de Juazeiro, Fernando Costa.

Devido à baixíssima procura, já não houve necessidade da abertura da UBS Mussambê desde o último sábado. Em um mês, essa unidade passou de 18 atendimentos em 26 de fevereiro para apenas um atendimento no dia 5 de março. Devido à queda abrupta também na UBS João Paulo II, a equipe técnica da Secretaria de Saúde (Sesau) irá verificar a necessidade em manter ou não os atendimentos na UBS João Paulo II. “Ainda esta semana iremos fazer um levantamento de todos os atendimentos na nossa rede de saúde, analisando o cenário epidemiológico que leve à suspensão ou não dos atendimentos da UBS João Paulo II aos sábados”, ressaltou Costa.

Rede especializada

Desde que as UBSs de referência iniciaramo serviço no fim de semana, foi notável uma queda no número de atendimentos para sintomáticos respiratórios na rede especializada, ou seja, Hospital de Campanha e Unidade Pediátrica. Em dezembro de 2021, o Hospital de Campanha realizou quase 1.700 atendimentos. Em fevereiro, caiu para 725. “No último sábado, o Hospital de Campanha atendeu das 7h30 às 13h30, quando a UBS João Paulo II estava em funcionamento, cinco atendimentos, e a Uped teve apenas três atendimentos para pessoas com sintomas gripais”, disse o superintendente da Atenção Especializada, Eduardo Rafael de Sousa Neto.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *


Últimos Comentários