Juazeiro ultrapassa de 100% número de cirurgias ginecológicas

por Carlos Britto // 10 de novembro de 2021 às 13:40

Foto: Ascom PMJ/divulgação

A Prefeitura de Juazeiro (BA) alcançou este ano 1.592 cirurgias. As intervenções vão desde cirurgias gerais, passando por ginecológicas, pediátricas e de cabeça e pescoço, realizadas nos hospitais conveniados da Secretaria de Saúde (Sesau).

Em relação à saúde da mulher, a pasta ultrapassou mais de 100% o número de cirurgias ginecológicas, a exemplo de histerectomias. São realizadas 16 por mês.

Outro procedimento importante foi a implantação de cirurgias de suspensão e bexiga e períneo. Mais de 30 mulheres estavam na lista de espera para Tratamento Fora do Domicílio (TFD) para conseguir uma cirurgia nessas especialidades em Salvador. Vinte e oito delas já foram realizadas.

Esse é um procedimento cirúrgico que é feito pelos nossos médicos aqui mesmo em Juazeiro, dando mais comodidade à paciente, que fica perto da família, não precisa mais viajar. A Secretaria de Saúde está zerando essa fila de espera“, ressaltou o secretário Fernando Costa.

Fluxo de marcação

Toda a marcação de cirurgias eletivas acontece na Superintendência de Atenção Especializada de Juazeiro, com exceção das cirurgias ortopédicas. “Nesses casos, o fluxo é: o paciente deixa os laudos da cirurgia e exames aqui na Secretaria, o médico auditor autoriza e a Sesau encaminha laudos e autorização para o prestador de serviço, que agenda a cirurgia e comunica ao paciente”, detalha a diretora de Regulação, Controle e Auditoria de Juazeiro, Renata Pinto.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *