Neste sábado (11) e domingo (12), 50 profissionais da Rede Municipal de Saúde de Juazeiro vão participar, em São Paulo, do Treinamento de Simulação Realística em Insuficiência Cardíaca Congestiva (ICC), dando continuidade a implantação do Programa de Educação Permanente das Equipes de Saúde, que está dentro do Projeto Territórios, que visa Hospitais de Excelência a Serviço do SUS. O objetivo do Programa é a qualificação dos cuidados aos portadores de Doenças Crônicas (aparelho circulatório, Hipertensão, Diabetes, dentre outras), desde a Atenção Primária até a Especializada. A capacitação vai acontecer na Unidade do Morumbi do Hospital Albert Einstein, das 8h às 18h.
Além de Campinas (SP) e Belo Horizonte (MG), Juazeiro (BA) foi uma das cidades escolhidas pelo Ministério da Saúde, no Brasil, para aplicação do Programa, depois de inúmeras solicitações da atual gestão. O projeto é uma parceria da Secretaria de Saúde com o Ministério da Saúde (MS) e a Sociedade Beneficente Israelita Brasileira Hospital Albert Einstein (SBIBHAE).
De acordo com o secretário de Saúde, Ubiratan Pedrosa, o objetivo principal é desenvolver um modelo de fomento à qualidade do cuidado integral às doenças crônicas não transmissíveis no SUS.
Dos 50 profissionais que irão participar do treinamento estão cardiologistas do Centro de Especialidades Médicas (Santa Casa de Misericórdia), médicos da Atenção Básica, dos Hospitais: Regional, Pró-Matre e Traumas de Petrolina e SAMU de Juazeiro, psicólogos do Núcleo de Atenção à Saúde da Família (Nasf), profissionais do Centro de Prevenção, Reabilitação e Inclusão Social dos portadores de deficiência física (Cerpris), facilitadores da Gestão Clínica do Projeto Territórios, coordenadoras de Território de Enfermagem, médico do Projeto Territórios, além de enfermeiros da rede e gestores da Sesau.


