Juazeiro realiza nova etapa de testagem em massa para rastrear novo coronavírus

1

Durante o mês de outubro a Secretaria de Saúde (Sesau) de Juazeiro (BA) realizará testagem em massa com o objetivo de rastrear e prevenir a propagação do novo coronavírus (Covid-19), num momento de intensas aglomerações na cidade. A ação terá início nesta terça-feira (6) no Mercado do Produtor e também chegará aos postos de saúde das zonas urbana e rural. 

Com a reabertura das principais atividades econômicas, houve uma queda brusca do índice de isolamento social em todo o Brasil e em Juazeiro não foi diferente, justificando outra ação de rastreamento para identificar pessoas portadoras do vírus as quais apresentam potencial de transmissão ativa e continuada para todos os outros frequentadores dos locais por onde circulam. De acordo com a secretária Fabíola Ribeiro, a ação permite a adoção de medidas restritivas como o afastamento da pessoa para isolamento rigoroso e, com isso, a interrupção da cadeia transmissora.

“Esse rastreamento e monitoramento nos locais propícios à ocorrência de novas infecções são de suma importância para controle da doença. Queremos evitar o risco de um novo pico como ocorreu em julho, quando tivemos muitos casos diários confirmados e índice alto da ocupação de leitos. Estamos num momento de tranquilidade no que diz respeito a vagas de leitos hospitalares e é justamente por isso que essa estratégia da testagem em massa se faz importante, pois nos permitirá adotar as medidas que nos ajudarão a frear o agravamento da pandemia. Dessa forma, pretendemos manter a atual situação de estabilidade”, ressaltou a secretária municipal da Saúde.

A testagem atingirá pessoas dos dois grupos, sintomáticos e assintomáticos. Será utilizado o teste rápido de anticorpos totais (IgG/IgM). Em qualquer uma das situações o cidadão com teste positivo será notificado, encaminhado para isolamento e, a depender do quadro de saúde, conduzido para hospital ou enfermaria de baixa complexidade onde receberá a assistência médica e iniciará o tratamento. “O rastreamento da covid-19 baseado somente na presença de sintomas é inadequado e, por isso, a identificação precoce de pessoas assintomáticas, combinada às ações estratégicas preventivas que vêm sendo realizadas em Juazeiro, pode reduzir a disseminação do vírus”, informa a assessora técnica da Sesau, Ianni Almeida.

Pontos de referência

Por se tratar de um local de intensa movimentação de pessoas, inclusive com algumas delas oriundas de outras cidades, a ação de testagem em massa terá início no Mercado do Produtor (Ceasa) nesta terça-feira das 7h às 12h, e se estenderá até sexta-feira (9). E na semana de 13 a 16, a ação acontecerá nos pontos de referência nos bairros e distritos a serem divulgados.

1 COMENTÁRIO

  1. Petrolina, assim com todas as cidades, deveriam seguir o exemplo dado por Juazeiro e adotar este procedimento para verificar se os números de casos realmente não estão subindo com este afrouxamento nas restrições… Mas acho que em época de eleição ninguém vai arriscar ter números negativos em suas costas…

DEIXE UMA RESPOSTA

Comentar
Seu nome