Juazeiro prepara-se para realizar mais uma vez Dia Nacional do Chorinho

0

Juazeiro vivenciará, mais uma vez, o Dia Nacional do Chorinho. O evento acontecerá no próximo dia 23 de abril, no Museu Regional do São Francisco, a partir das 17h.

Idealizador e coordenador do evento desde o ano de 2015, o músico Silas França receberá convidados para brindar o público com o mais autêntico gênero musical brasileiro.

O choro (ou chorinho) tem no virtuosismo uma característica muito apreciada neste tipo de música, assim como também a capacidade que os praticantes têm para improvisar. Envolve-se o bandolim, pandeiro, cavaquinho, violão de 7 cordas, trompete e saxofone como principais instrumentos. No caso desse encontro em Juazeiro, a novidade é a inclusão do acordeom como um instrumento solista à roda do choro.

A ideia de realizar em Juazeiro um momento dedicado a esse gênero musical tão importante para a construção dos outros gêneros plurais no Brasil o fato de a cidade ter importância internacional pela contribuição de seus filhos para música brasileira – a exemplo de João Gilberto e do poeta Luiz Galvão. Também nesses períodos, as marchinhas e rodas de choro circulavam pelas ruas da cidade na identidade de grandes nomes como Ernesto Nazareth, Jacob do Bandolim, Orlando Silva e Pixinguinha, que deram influência para os músicos seguintes.

DEIXE UMA RESPOSTA

Comentar
Seu nome