Juazeiro perde pesquisador e intelectual Charles Muniz Duarte

por Carlos Britto // 24 de março de 2023 às 11:25

(Foto: Ilustração)

Juazeiro (BA) perdeu, nesta sexta-feira (24), um de seus maiores intelectuais. Faleceu aos 98 anos o professor-doutor Charles Muniz Duarte. Ele foi autor de 50 livros. Não há detalhes sobre a causa da morte, nem do velório e sepultamento.

Emocionado, o vereador Alex Tanuri lamentou a perda e enalteceu a importância de Charles Muniz para a história do município, por meio de nota:

Amante de todas as horas e de todas as formas de Juazeiro, do Sertão e do Rio São Francisco, Charles Duarte participou intensamente da vida intelectual de Juazeiro, juntamente com seus contemporâneos João Fernandes da Cunha, Edilson Monteiro. Graciosa Xavier Ramos, Esmelinda Pergentino Calazans Nunes, Helia Siqueira Constâncio e a nossa Bebela, Maria Isabel Muniz Figueiredo.

Escreveu Graciosa Ramos: pesquisar exige paciência, constância, habilidade, ousadia, talento-arte. O Dr. Charles Muniz Duarte é um acumulador nato de tais qualidades. A,   busca por editar muitos livros de memórias é um fato inédito e comprobatório. Na humildade de sua personalidade, soube ousar na concretização de um ideal perseguido de muitos anos.

Você Dr. Charles, dignifica Juazeiro hoje e sempre. Que a gratidão desta gente por justiça, reconheça o valor de seu empenho, lendo e divulgando sua obra. Que Juazeiro possa um dia resgatar estes homens e mulheres que dedicaram a vida registrando a existência de uma extraordinária terra de sonhos, oportunidades, calor e amor. Meus sinceros pêsames aos seus filhos, meus amigos, com quem estudei e convivi,  à família e principalmente à Juazeiro, órfão de um intelectual comparável aos maiores memorialistas da Bahia e do Brasil.

Charles Muniz deixa três filho e a esposa.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *