Juazeiro lança campanha para reforçar prevenção de hepatites virais

por Carlos Britto // 04 de julho de 2022 às 21:00

Foto: PMJ

Em alusão ao Dia da Luta Mundial contra as Hepatites Virais, celebrado em 28 de julho, o município de Juazeiro (BA) lançou a campanha ‘Julho Amarelo’, que visa a reforçar as ações de prevenção, diagnóstico precoce e tratamento dessas doenças.

As hepatites virais são classificadas em cinco principais tipos: A, B, C, D e E. No Brasil, as infecções mais comuns são as do tipo A, B e C. A doença pode ser causada por vírus, doenças autoimunes, doenças metabólicas, genéticas, uso de alguns medicamentos, álcool ou drogas que causam inflamação no fígado.

Segundo dados do Centro de Informação IST/HIV/Aids e Hepatites Virais, em 2021 Juazeiro registrou 19 casos de infecções de hepatites do tipo B e 15 casos do tipo C da doença. De janeiro a junho deste ano, o município contabiliza 2 casos do tipo B e 3 do tipo C.

Vacinação

Os tipos A e B possuem vacinas que já são inclusas no esquema vacinal desde a infância. Já para o tipo C, não existe vacina”, explica Rodrigo Videres, representante da Secretaria de Saúde (Sesau).

Testes

O município disponibiliza para a população testes rápidos e gratuitos, que podem ser realizados nas Unidades Básicas de Saúde (UBSs) do município ou no CIDHA, que funciona de segunda a sexta-feira, ao lado do Centro de Saúde III, no bairro Angary.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.