Juazeiro já vive clima do 5º Festival Internacional da Sanfona

por Carlos Britto // 04 de novembro de 2018 às 21:36

Foto: arquivo/Ascom divulgação

A cidade de Juazeiro (BA) já vive os preparativos do 5º Festival Internacional da Sanfona, que acontecerá entre os dias 14 e 17 de novembro. A programação promete agitar o cenário cultural de todo o Vale do São Francisco. Exposição temática, Workshops internacionais e nacionais, oficina de sanfona, jam sessions e shows musicais com artistas consagrados mundialmente fazem parte da grade, que promete agradar a  todos  os gostos.

Com o tema “A Alegria da Sanfona Está de Volta!”, a 5ª edição do evento traz grandes instrumentistas oriundos de várias regiões do país  e  do  exterior para se revezarem nos palcos durante os dias de festival e mostrarem a universalidade e a riqueza de ritmos e estilos musicais da sanfona.

Entre as atrações internacionais confirmadas estão Simone Zanchini (Itália). Ele é considerado atualmente um dos acordeonistas mais inovadores na cena internacional, por atribuir ao instrumento uma roupagem incomum e pessoal, realçando e ampliando o timbre e as possibilidades expressivas do mesmo; outro nome é Jason O’Rourke (Irlanda do Norte), que  toca concertina há 30 anos e já gravou 6 álbuns, sendo 2 projetos solos. Um destes, bastante aclamado pela crítica, reflete o estilo particular de tocar concertina que Jason desenvolveu, que se baseia no estilo rítmico da música tradicional no Norte da Irlanda, e particularmente em Belfast, onde ele mora.

Entre  os  artistas  nacionais estão Chico Chagas (AC), Daniel Itabaiana (BA), Edglei Miguel (PE), Junior Ferreira (BA/DF), Maryanne Francescon (PR), Mestrinho (SE), Quinteto Sanfônico do Brasil (BA), Silas França (BA), Targino Gondim (BA) , entre outros.

O curador do festival, Targino Gondim, ressalta que a cada edição a equipe responsável pelo evento busca diversificar a programação e levar ao público as sanfonas de todas as regiões brasileiras e do mundo. “Quem acompanha o festival pode perceber que, a cada edição, procuramos trazer instrumentistas de nacionalidades e estilos diferentes, bem como representantes de variadas regiões do Brasil, alguns já consagrados e outros que precisam ser apresentados ao mundo. Além, é claro, da programação formativa que vem para educar, discutir, mostrar as inovações e fomentar o universo do instrumento”, destaca.

Celso de Carvalho, diretor geral do Festival, lembra que toda a programação é gratuita. “Os shows são imperdíveis, assim como toda programação do evento. Lembramos que as entradas para os shows, que são gratuitos, devem ser retiradas no Centro de Cultura João Gilberto, uma hora antes do início, ou às 19h. A distribuição será por ordem de chegada e 5% das vagas do teatro serão destinadas às pessoas com deficiência, idosos, gestantes e crianças de colo“, ressalta.

Abertura

A abertura solene do festival acontecerá com uma Jam Session com participação de Targino Gondim, Quinteto Sanfônico do Brasil, Chico Chagas e Mahatma Costa, entre outros, no dia 14, a partir das 17h, no Foyer do Centro de Cultura João Gilberto.

O Festival Internacional da Sanfona é uma realização da Conspiradoria Projetos e Produções e Toca Pra Nós Dois Produções e Eventos Ltda, conta com o apoio financeiro do Governo do Estado da Bahia via Fundo de Cultura, através do Edital de Eventos Calendarizados 2016, e apoio institucional da Convocatória Ocupe Seu Espaço, ambos da Secretaria de Cultura da Bahia. Para mais informações é só acessar o site do evento, o Facebook (Festival Internacional da Sanfona) ou o Instagram (@festivaldasanfona).

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *


Últimos Comentários