Juazeiro iniciará cadastro biométrico de eleitores ainda este mês, informa TRE-BA

6

biometriaJuazeiro é um dos 109 municípios baianos que irão iniciar o cadastramento biométrico – impressões digitais, fotografia e assinatura digitalizada – de seus eleitores, segundo informou o Tribunal Regional Eleitoral (TRE-BA). Nesta etapa, a medida atenderá 55 Zonas Eleitorais – em Juazeiro a 47ª e 48ª zonas.

A coleta dos dados ocorrerá à medida que os eleitores procurarem o atendimento para realizar algum serviço. A Justiça Eleitoral baiana já recadastrou biometricamente cerca de 600 mil eleitores. A lista completa com todos os 109 municípios pode ser conferida acessando aqui.

Segundo o TRE-BA, o recadastramento eleitoral biométrico é realizado para dar mais segurança à identificação do eleitor no momento da votação. No recadastramento são coletadas a assinatura eletrônica do eleitor, sua foto (com medidas da face) e as suas impressões digitais. Daí o nome ‘biometria’ – porque agora serão coletados e armazenados dados físicos do eleitor.

Obrigatoriedade

O recadastramento é obrigatório para todos os eleitores, inclusive para aqueles que têm o voto facultado: os analfabetos, os eleitores entre 16 e 18 anos e os com mais de 70 anos que possuem título. Estes também serão cancelados, caso não compareçam ao posto de atendimento até o final do prazo.

Durante os trabalhos, são capturadas as impressões digitais dos dedos das mãos do eleitor, colhida sua assinatura e foto, além de ser emitido um novo título eleitoral (em regra, o número da inscrição permanece o mesmo).

Na votação com procedimento de identificação biométrica, o eleitor passa a ter a identidade confirmada ao colocar sua digital no terminal da urna eletrônica, não sendo mais obrigatório assinar o Caderno de Votação. (foto: TRE-BA/divulgação)

6 COMENTÁRIOS

  1. Esclareço que a informação não está correta quanto a Juazeiro, BA, pois não é obrigatória a revisão com biometria para as Eleições 2016, de forma que não haverá cancelamento de inscrição nenhum eleitor que não fizer o cadastramento biométrico, que será obrigatório, em Juazeiro, BA, somente para as Eleições de 2018.

  2. gostei de saber que vai ser obrigatório só para a eleição de 2018, poes acorda madrugada para pegar ficha isso e o cumulo em uma cidade do porte de Juazeiro, isso vale também para quem tem que renovar a RG (identidade)

DEIXE UMA RESPOSTA

Comentar
Seu nome