Juazeiro: Grupo de teatro lançará site com experiências dos mais de 30 anos da ‘Via Sacra de Itamotinga’

0
Grupo de Teatro de Itamotinga encena os últimos dias da vida de Jesus Cristo. (Foto: Marcos Cesário/Divulgação)

O tradicional Grupo de Teatro de Itamotinga, comunidade da zona rural de Juazeiro (BA), lançará nesta sexta-feira (23), às 18h30, na Biblioteca da Universidade do Estado da Bahia (Uneb), no Bairro São Geraldo, um portal na internet intitulado “A Poesia de Cristo” (www.apoesiadecristo.com), um espaço virtual que traz entrevistas dos componentes da peça, textos de admiradores, escritores, poetas e um ensaio fotográfico que interpreta passagens marcantes de Cristo na Terra. Há mais de 30 anos, o grupo teatral encena os últimos momentos da vida de Jesus Cristo.

Nas entrevistas, os organizadores, a direção e parte do elenco de “Jesus de Nazaré”, também conhecida por “Via Sacra de Itamotinga”, compartilham as suas experiências em levar para o público, desde 1983, uma peça teatral que se destaca por se apresentar em uma paisagem natural em pleno semiárido baiano. Os atores revelam no site impressões sobre os personagens que interpretam e o significado de Cristo para cada um deles.

Com um roteiro que busca uma abordagem diferente sobre a história de uma das figuras mais importantes da humanidade, “Jesus de Nazaré” está baseado no Evangelho de São Lucas, mas também procura apresentar ao público um texto inspirado em obras literárias. Há onze anos, a direção do espetáculo é de Marcos Velasch.

A tradição da peça, que envolve cerca de 100 pessoas para a realização, começou com Manoel Cândido, primeiro diretor e precursor da encenação em Itamotinga, juntamente com a produtora Massilene Rodrigues. Os organizadores estimam que, por ano, cerca de 5 mil pessoas acompanham o espetáculo sacro, cujo objetivo é passar uma mensagem de amor, paz e respeito à diversidade.

A Poesia de Cristo

Além da fotografia de Marcos Cesário, a produção do site leva a assinatura de Maisa Antunes (organização e entrevistas), Mara Guimarães (organização e produção do blog) e Emiliana Carvalho (layout). A equipe, que já esteve à frente de outros projetos de cunho artístico e cultural, reuniu escritores, poetas, cristãos, não-cristãos e ateus para compartilharem, através da escrita, interpretações pessoais sobre Jesus Cristo, como forma de celebrar juntamente com os componentes do grupo teatral de Itamotinga, a existência de um dos maiores símbolos de Fé, Verdade, Beleza e Amor que o mundo já testemunhou.

DEIXE UMA RESPOSTA

Comentar
Seu nome

14 − 9 =