Juazeiro confirma mais de 400 casos de dengue em 2015, segundo Secretaria de Saúde

por Carlos Britto // 08 de janeiro de 2016 às 08:20

aedes aegyptiMais de 400 casos de dengue foram confirmados na cidade de Juazeiro (BA) no ano de 2015. A informação é da Secretaria Municipal de Saúde, que faz um alerta à população para continuar com as medidas preventivas a fim de evitar a proliferação do Aedes aegypti, mosquito que também transmite a febre chicungunya e zika víru – esta última doença associada às centenas de casos de microcefalia e aos recentes registros da Síndrome de Guillain-Barré, sobretudo no Nordeste.

No ano passado foram confirmados 413 casos de dengue em Juazeiro. Neste início de ano até o momento nenhum caso foi registrado. Da chikungunya em 2014 foram oito casos confirmados e 17 notificados em 2015 (oito descartados e nove em investigação). Em relação ao zika vírus foram 30 casos suspeitos em 2015, mas todos descartados.

Os dados atuais são diferentes do ano de 2008, quando Juazeiro teve uma epidemia e foram notificados 4.476 casos de dengue e 2.967 confirmados.

Aplicativo

Uma das medidas da secretaria foi a criação do Denguezap, para que a população envie fotos e vídeos de possíveis focos do mosquito. As denúncias são repassadas para as equipes de combate às endemias, que fazem a vistoria nos locais indicados pelos contatos via WhatsApp. O número do serviço é (74) 99198-3057. A Secretaria de Saúde ainda destaca que, além do aplicativo, a população pode entrar em contato através do disque denúncia (74) 3612-3763.

Além das ações do poder público, os juazeirenses também podem e devem colaborar para evitar a proliferação do mosquito evitando, por exemplo, o acúmulo de água da chuva em recipientes como pneus, tampas de garrafas e não acumular materiais descartáveis desnecessários e sem uso em terrenos baldios.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *


Últimos Comentários