Juazeiro amplia serviços com Ambulatório de Curativos Especiais

por Carlos Britto // 14 de novembro de 2024 às 09:00

Foto: Ascom PMJ

A Prefeitura de Juazeiro (BA), através da Secretaria de Saúde (Sesau), implementou em 2022 o primeiro serviço público especializado em curativos para tratamento de ferimentos crônicos, antes disponível apenas na rede privada. O Ambulatório de Curativos Especiais, inédito na rede municipal, atende pacientes com feridas complexas e de difícil cicatrização, como úlceras de pé diabético, úlceras venosas e feridas traumáticas extensas.

Para qualificar ainda mais o atendimento, a secretaria adquiriu em 2023 um equipamento a laser de última geração, que tem agilizado o processo de cicatrização para casos críticos. Com uma média de 1.600 atendimentos anuais, o ambulatório realiza de 10 a 15 procedimentos diários, oferecendo cuidados especializados a pacientes que poderiam sofrer agravamento de suas condições ou até perder membros sem o acompanhamento adequado.

“Esse serviço é um avanço significativo para nossa rede pública. A criação deste ambulatório representa mais qualidade de vida para pacientes que convivem com feridas crônicas e precisam desse atendimento especializado”, afirmou a prefeita Suzana Ramos. A secretária de Saúde Ana Lúcia Araújo ressaltou o impacto positivo do serviço: “O ambulatório não apenas previne o agravamento de ferimentos, mas também garante que pacientes saiam com suas lesões cicatrizadas. O novo laser contribui para acelerar a recuperação e aliviar o sofrimento desses pacientes”.

Para acessar o serviço, pacientes com ferimentos crônicos, inicialmente atendidos nas Unidades Básicas de Saúde (UBSs), são encaminhados por médicos para o Ambulatório de Curativos Especiais. O ambulatório funciona no Centro Regional de Reabilitação, Prevenção e Inclusão Social (Cerpris), localizado na Travessa Dr. José Araújo de Souza, no bairro Santo Antônio.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *


Últimos Comentários

  1. So os nutela chama o periodo de 64 de ditadura! Ditadura ta hoje, e pior, ditadura do judiciario, a pior…