Juazeiro amplia oferta de serviços com implementação de novos programas

por Carlos Britto // 28 de setembro de 2022 às 19:40

Foto: PMJ

Saúde em Movimento, Adeap Itinerante, Disk Luz, Social até Você, Juazeiro da Gente, CSTT Itinerante, Papel Zero e Juá Arborizado. Estes são alguns dos programas implementados pela Prefeitura de Juazeiro (BA), através da gestão Suzana Ramos, e custeados com recursos próprios do município.

As ações levam à população, a maioria de forma itinerante, serviços que vão desde consultas com médicos especialistas a iniciativas voltadas para a educação ambiental e limpeza e manutenção da cidade.

Saúde em Movimento

O Saúde em Movimento foi implantado em novembro de 2021 por Suzana Ramos. Desde então, 17 edições do programa já foram realizadas. A proposta, diferente de outros programas já existentes, é reunir a maior quantidade de serviços de saúde, resolvendo assim a demanda da população. O programa já circulou em diversos bairros e comunidades da área rural.

Adeap Itinerante

Promovido pela Prefeitura de Juazeiro, através da Agência de Desenvolvimento Econômico, Agricultura e Pecuária (Adeap) o programa tem como foco principal assistir as comunidade da zona rural, levando à população informações e serviços voltados ao Garantia-Safra, Incra, PAA, formalização de MEI, SIM e PNAE.

Disk Luz

A iniciativa inédita na cidade foi implantada em fevereiro deste ano e busca a manutenção da qualidade dos serviços de iluminação pública em todo o município. O programa, que conta com um sistema mais rápido e abrangente para resolver as demandas da população e melhorar a iluminação pública do município, já realizou aproximadamente 11 mil atendimentos na sede e interior de Juazeiro.

Para ter acesso ao serviço o cidadão precisa entrar em contato com a central de atendimento, através do número (74) 3611-1907. O atendimento funciona das 8h às 17h.

Social até Você

Criado em setembro de 2021, a iniciativa, coordenada pela Secretaria de Desenvolvimento Social, Mulher e Diversidade (SEDES), visa à levar o atendimento de programas, serviços, benefícios e campanhas da assistência social, de forma itinerante, para a zona rural do município, como atualização do Cadastro Único (CAdÚnico), emissão da Carteira do Idoso, entre outros.

Juazeiro da Gente

Essa iniciativa leva serviços de limpeza, manutenção de vias públicas, praças, parques infantis, poda de árvores, pintura de meio-fio, remoção de entulho e lixo, melhoramento na iluminação pública com reposição de lâmpadas e instalação de novos braços de iluminação, além de conscientizar a população sobre o direito e dever do cidadão. São mais de 140 profissionais envolvidos na ação, entre equipes de capina e varrição, podadores, eletricistas e equipe de manutenção, além de maquinário pesado. Desde a sua criação em janeiro deste ano mais de 20 localidades, entre sede e zona rural, já receberam os serviços do programa.

Papel Zero

Em apenas oito meses de implantação do ‘Papel Zero’ – programa que reduziu o tempo de envio, recebimento e impressões de documentos – a Prefeitura de Juazeiro economizou quase R$ 900 mil aos cofres públicos municipais. O sistema, que funciona através da plataforma 1Doc, foi implantado pela gestão municipal no início do mês de dezembro de 2021.

Segundo o balanço divulgado pela Secretaria de Administração (SEAD), com informações colhidas do período de dezembro de 2021 a julho de 2022, ao todo foram realizados 104.609 mil acessos à plataforma e economizadas 76.377 impressões de documentos oficiais e 451.588 de documentos anexos.

Juá Arborizado

Implementado pela Prefeitura de Juazeiro, por meio da Secretaria de Meio Ambiente e Ordenamento Urbano de Juazeiro (Semaurb), tem como objetivo incentivar a arborização urbana e despertar a conservação do ambiente ecologicamente equilibrado. Além do plantio e distribuição de mudas, o programa realiza ações voltadas para a educação ambiental.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.