Juazeirense Luiz Galvão, compositor dos Novos Baianos, luta contra o diabetes e passa por dificuldades financeiras

por Carlos Britto // 24 de novembro de 2015 às 21:00

luiz galvão e esposaO juazeirense Luiz Galvão – autor dos sucessos dos Novos Baianos como “Acabou chorare”, “Preta Pretinha”, “Besta é tu”, entre outros – precisa de ajuda. Ele enfrenta uma série de dificuldades relacionadas ao diabetes e tem passado por dificuldades financeiras para custear o tratamento.

Aos 78 anos, Galvão teve que deixar a casa onde vivia em Salvador para ir morar em uma casa alugada em São Paulo. Segundo Janete, esposa do compositor tido como um dos mentores do grupo, que na década de 70 era integrado por nomes como Moraes Moreira, Pepeu Gomes, Baby Consuelo e Paulinho Boca de Cantor, a mudança foi necessária em função do agravamento do quadro de saúde de Galvão.

Janete diz que a situação ficou ainda mais complicada a partir do lançamento do livro “Novos Baianos: A história do grupo que mudou a MPB” (336 páginas, Editora Lazuli, R$ 39,90), em novembro do ano passado. Na ocasião, ele teve um pico de diabetes que o deixou hospitalizado.

Após a internação, seu estado de saúde piorou e passou a exigir mais cuidados. A diabetes hoje está até controlada. Os efeitos colaterais da doença é que exigem um acompanhamento grande”, disse Janete. “Baby, Pepeu, Moraes… Eles nos ajudam. Mas sabe como é, não é uma ajuda frequente. Os gastos são muito grandes“, completou.

Livro

Janete acredita que a venda do livro de Galvão possa ajudar a melhorar a renda da família. “Queríamos divulgar a obra. Ela está atualizada e é um documento rico em termos de foto e conteúdo do grupo, que tem um papel importantíssimo na nossa MPB. Além de texto, tem também uma material fotográfico riquíssimo“. Antes de ter o estado de saúde agravado pelo diabetes, o músico juazeirense fazia shows performáticos no quais declamava seus textos. “É uma batalha. Está puxado“, lamenta Janete. (fonte: EGO/foto:arquivo pessoal)

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *


Últimos Comentários