Jovens comunicadores de Uauá participam de intercâmbio em Salvador

por Carlos Britto // 17 de setembro de 2018 às 21:00

(Foto: Petrus Pires/Divulgação)

Na perspectiva de ampliar conhecimentos e promover a troca de experiências na área da comunicação comunitária, um grupo de jovens do município de Uauá, no norte baiano, participou de um intercâmbio na Cipó Comunicação Interativa – Organização Não Governamental (ONG) que promove projetos de comunicação, especialmente com adolescentes da periferia de Salvador (BA).

A trajetória dessa instituição e suas ações na área estiveram no conteúdo desse intercâmbio. Exibições de vídeos sobre a realidade da juventude negra e da periferia também enriqueceu a programação do evento. Além de conhecerem princípios e técnicas da fotografia e outras linguagens de comunicação que utiliza recursos visuais, os jovens tiveram momentos de muita interação quando conheceram lugares que dizem muito sobre a história e cultura da cidade, a exemplo do Pelourinho e Farol da Barra.

Os participantes do intercâmbio são contemplados do Projeto ‘Jovens Comunicadores’, uma ação do Projeto Pró-Semiárido, executado pela Companhia de Desenvolvimento e Ação Rural (CAR), órgão da Secretaria de Desenvolvimento Rural da Bahia (SDR). Lívia Santos Ribeiro, da comunidade de Testa Branca, zona rural de Uauá, disse o quanto a aprendizagem é marcante para os jovens que participam de uma experiência como essa. “A gente aprende mais ainda e aprimora nossos conhecimentos”, declarou.

Experiências

Conforme a coordenadora do Projeto Jovens Comunicadores, Emília Mazzei, nesses momentos, quando os jovens saem de suas comunidades para lugares que eles ainda não conhecem, agregam muitas experiências de vida por meio do contato com outras realidades, “em cenários nunca vistos, porém que dialogam com suas dificuldades, seus anseios e com as potencialidades da juventude”.

Levarei os conhecimentos para minha comunidade para conscientizar as pessoas e tentar levar algo melhor”, disse Fabrício Oliveira, da comunidade de Retiro, em Uauá, que também destacou a oficina de produção de cartazes criativos, uma das práticas de formação que muito chamou atenção dos jovens.

O intercâmbio em Salvador aconteceu na última semana e integra o calendário de atividades do ‘Jovens Comunicadores’, que inclui também oficinas e apoio à ação da juventude em suas comunidades. O projeto conta com recursos do Governo da Bahia e do Fundo Internacional de Desenvolvimento Agrícola (FIDA).

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *


Últimos Comentários