Jovem negro corre 11,5 vezes mais risco de ser morto em Pernambuco

por Carlos Britto // 05 de janeiro de 2015 às 12:31

jovens_0Um jovem negro corre 11,5 vezes mais risco de morte por assassinato em Pernambuco do que jovens brancos. É o que revela o Índice de Vulnerabilidade Juvenil à Violência e Desigualdade (IVJ 2014), realizado pelo Fórum Brasileiro de Segurança Pública e publicado pela Folha de São Paulo nesta segunda-feira (5).

Segundo a pesquisa, no Brasil o índice é de 2,5 vezes. No Nordeste, o número é de cinco vezes. Pernambuco só fica atrás do estado da Paraíba, o mais propenso, com índice de 13,4.O estudo foi feito com base no cálculo das taxas de homicídio ponderadas de jovens negros (pretos e pardos) e brancos, entre 12 e 29 anos, a partir do banco de dados do Sistema Único de Saúde (Datasus).

É apenas no Paraná que o risco de morte para o jovem negro é menor que para o branco. De acordo com o levantamento, 76,5% dos quase 30 mil jovens mortos em 2012 eram negros ou pardos, resultando em 225% mais jovens negros que brancos assassinados. De 2007 a 2012, o total de homicídios de jovens brancos caiu 5,5%, e o de jovens negros subiu 21,3%.

Jovem negro corre 11,5 vezes mais risco de ser morto em Pernambuco

  1. Pacato cidadão disse:

    Parte desse aumento de mortes para negros e pardos e diminuição para brancos pode ser explicado pelo fato de que as pessoas estão se declarando mais pardos e negros, visando aproveitar os benefícios oferecidos pelos governos. Antes quem era pardo claro se declarava branco e quem era negros mais claro se declarava pardo. Hoje no primeiro caso as pessoas se declaram pardos e no segundo, negro.

  2. Eildo disse:

    É chato acreditar que vivemos em uma sociedade tão moderna, tão contemporânea e o preconceito e a discriminação racial, coisas do passado, ainda existam!

  3. isiquiel disse:

    Não tenho certeza mais já ouvi que tem mais negros presos do que brancos, sera que tem menos brancos criminosos ou as leis são racistas prendem mais negros do que brancos.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *


Últimos Comentários

  1. Era tão articulado que foi eleito sem voto pelos militares. Não ganhou por mérito próprio, foi imposto.