Jornalista Carlos Laerte revisita as próprias origens para lançar seu mais novo livro

por Carlos Britto // 05 de junho de 2014 às 21:12

Capa Livro- LaerteO jornalista, escritor, poeta e publicitário Carlos Laerte Agra de Sá concebeu mais um novo livro. E desta vez ele foi longe para revisitar suas próprias origens. Neste sábado (7) Laerte lançará na Fazenda Malacacheta, a 180 quilômetros de Belém do Pará, ‘Crônicas do Amor de Totonho e Raquel’. Sétima obra publicada pelo jornalista, o livro conta a história dos seus avós paternos, a partir da chegada dos ancestrais portugueses das famílias Lopes e Sá, que desembarcaram em 1558 na capitania da Bahia, vindos na mesma nau do terceiro governador geral do Brasil, Mem de Sá.

Concebida a partir de pesquisa oral e documental, a obra resgata em 200 páginas a trajetória de um amor, que começou em terras do Sertão pernambucano (Parnamirim), e depois ganhou o mundo através das histórias de vida de 13 filhos, muitos netos e bisnetos.

O livro também intercala os acontecimentos familiares com aspectos outros da cultura, do imaginário popular e da memória histórica nordestina. De acordo com o cantor e compositor Maciel Melo, que assina a apresentação, trata-se de “um livro enxuto como as terras do sertão, cheio de veios, fendas e rachões, por onde desfilam nomes e sobrenomes carregados de crônicas, histórias e fábulas pitorescas, destrinchadas pelas veredas da existência, batizados pelo desejo da bonança e abençoados pela providência divina”.

Para detalhar os personagens, narrar e dissertar as histórias, o autor fez uma longa viagem de mais de 15 mil quilômetros, colhendo depoimentos e informações pelos Sertões do São Francisco, Central e nas cidades do Recife (PE), Belém (PA), Manaus (AM) e Boa Vista (RR) – lugares para onde se mudaram filhos e netos de Totonho e Raquel, levando no matulão habilidades, talentos e sabedorias, além de muitos sonhos.

Durante quatro anos (o projeto teve início em agosto de 2010), mergulhamos de cabeça à procura de uma mínima informação que fosse buscando a cada crônica entender a grande teia de aranha que o amor fez esculpir nesta seara tão inóspita e contraditoriamente fértil”, adianta Laerte, que assina a capa, as fotografias da obra e é autor dos livros ‘Suspiros de Imaginações’ (1981); ‘Sementes’ (1983) – estes dois com o poeta Lênio Ferraz;  Poemando  (1986); O Quarto (1997); Memória Sanfranciscana – 80 anos da Marinha do Vale do São Francisco e outras Histórias”, em parceria com Maria Isabel Figueiredo ‘Bebela’ (1999); e Rio que Passa (2007).

Em Petrolina, o lançamento de ‘Crônicas do Amor de Totonho e Raquel’ será no dia 16, na Livraria SBS (Avenida da Integração). A renda do livro será revertida para uma entidade de assistência social na cidade.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *


Últimos Comentários