Jogos Escolares de Juazeiro voltam a agitar estudantes na 2ª fase de competições

por Carlos Britto // 17 de novembro de 2022 às 21:35

Foto: PMJ

Os Jogos Escolares de Juazeiro (BA) chegaram nesta quinta-feira (16) à segunda fase de disputas por destaques e medalhas. Segundo a Secretaria de Educação e Juventude (Seduc), a ação tem o objetivo de incentivar os estudantes de forma participativa e amistosa, estimulando o protagonismo juvenil e contribuindo para o desenvolvimento socioeducacional.

Este ano a iniciativa chegou a sua 42ª edição, contando com a participação de escolas municipais, estaduais e privadas. A abertura da segunda temporada dos Jogos Escolares do município aconteceu no Colégio Objetivo, com disputa na modalidade de tênis de mesa, na categoria feminino e masculino (entre 12 e 14 anos). Participaram dessa etapa a Escola Estadual Professor Artur Oliveira da Silva, o Colégio da Polícia Militar Alfredo Vianna e o Geo.

De acordo com Carla Luz, diretora de Juventude e Esporte Educacional da Seduc, a gestão municipal tem consolidado a cultura desportiva através da valorização dos Jogos Escolares, que chega a essa etapa fortalecendo ainda mais o intercâmbio educacional entre os alunos das diversas escolas do município. “Os Jogos Escolares de Juazeiro seguem com a programação a todo vapor, promovendo a revelação de novos talentos através do esporte, a interação entre os alunos e profissionais de educação das escolas de todo o município e a inclusão efetiva de práticas pedagógicas que valorizam a formação humana através do esporte e educação. A gestão municipal tem honrado o compromisso de fortalecer os instrumentos de ações de cidadania, incentivando a prática esportiva como uma grande aliada da educação”, comentou a diretora.

A estudante do 7° ano, do Colégio Professor Artur Oliveira da Silva, Maria Luiza, defendeu sua escola no tênis de mesa e comentou sobre a iniciativa. “É a primeira vez que participo dos jogos escolares e eu estou me sentindo muito feliz, apesar de ter ficado um pouco nervosa durante a competição, agora eu estou tranquila e confiante que eu tenho chance de ganhar e subir ao pódio como campeã”, disse.

A competição, que representa um dos maiores eventos esportivos da cidade e tem como objetivo destacar os princípios olímpicos da ética, lealdade e sabedoria, envolve mais de 2.400 estudantes, atletas, gestores, professores e profissionais de educação física das redes municipal, estadual e particular de ensino.

As competições

No total, 13 modalidades de esporte integram os jogos escolares municipais em 2022: atletismo, xadrez, judô, natação, tênis de mesa, badminton, voleibol de dupla, handball, futsal, basquete, voleibol 4×4, baleô e futebol society. Estes são divididos em categorias individuais e coletivas, contemplando os naipes feminino e masculino, nas faixas etárias de 12 a 14 anos e 15 a 17 anos.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.