Jacaré cruza pista de avenida movimentada de Petrolina e chama atenção de transeuntes e motoristas

15

Uma cena que vem se tornando corriqueira em Petrolina foi vista mais uma vez na noite de ontem (27). Um jacaré de tamanho considerável atravessava a Avenida Sete de Setembro, uma das mais movimentadas da cidade, em direção a uma lagoa de estabilização nas imediações.

Transeuntes e motoristas que passavam pelo local decidiram registrar o flagrante, que se espalhou pelas redes sociais. Não se sabe se o Corpo de Bombeiros ou algum órgão competente foi acionado para capturar o réptil e levá-lo ao seu habitat natural.

15 COMENTÁRIOS

  1. Carlos, ele está em seu habitat natural, que é a Lagoa “Manoel dos Arroiz”, que muitos petrolinenses desinformados não sabem disso, pois foi a cidade que cresceu e que invadiu a casa desse animal! Olhe que eles vivem aí há milhões de anos! Tem mesmo é que criar um parque ambiental nesse local, para preservar os jacarés e outros seres que habitam essa área, a exemplo de cágados, peixes e aves. Para isso, tem que, primeiramente, proibir a Compesa de jogar esgotos na lagoa.

    • Isso mesmo! Sou bióloga e professora da upe. Temos visto os jacarés de papo amarelo em lagoas de Petrolina. O animal não é conhecido por ser agressivo e busca o seu habitat! Precisamos conservar esses habitats aquáticos, até porque dependemos deles!

    • Legal! Eu mesmo não sabia que já era uma lagoa antes. Pensava que era um local criado p jogar esgoto rsrs
      Infelizmente não acredito que um dia façam um parque ambiental, mas a ideia é boa.

    • Sanfranciscano, não sabia da existência deste lago.
      Que certamente é uma homenagem ao Sr Manuel dos arroz, cheguei a conhecer este cidadão nos anos 70, chapéu de palha, Alpargatas e mascava fumo KKK transitando pelo parque industrial Clementino coelho, na época industria coelho s/a.

    • Só se for artificial na sua cabeça. E ainda se diz cidadão. Ou é muito jovem para não conhecer a história de Petrolina, ou veio aqui só para zoar e se aparecer. Essa lagoa faz parte da Bacia do Riacho das Porteiras, aquele mesmo que passa no Distrito Industrial. Quem vai ao Rodeadouro cruza por ele e não sabe que por baixo daquela ponte, atrás do posto de gasolina, passa um rio. Fazer o que se até petrolinenses das antigas chamam aquilo de canal de esgoto.

      • o pior que os órgãos públicos transformaram aquele riacho em esgoto mesmo.
        vc pode vir fazer parte do g-paadi. Nos procura no insta. Só colocar @gpaadi
        Sua experiência tem muito a agregar

  2. Francesco desculpe a minha ignorância, achei que aquelas grades e estrutura de concreto tinham sido construídos como uma forma de manter o controle de uma lagoa de estabilização como aquela que existia na COHAB.
    Porém não necessitao que o senhor venha me agredir com ironias ou termos baixos que parecem fazer parte do seu cotidiano.
    Já que o senhor é sábio, vai fazer consultoria na prefeitura no que se refere a bacias hidricas do município.
    Se vc queria conseguiu: um minuto de fama.

  3. O meu velho vale do velho Chico não sei se tá famoso, se é um bom ou mal sinal…Mas, imaginem que eu,nasci na ilha do rodeadouro, me criei até os 16 anos, morando em raças na margem do rio são Francisco, como na época, roça de João barracão, Lulu Santana, Pedro dias, Maria Tomé e outras… mudei me para o sudeste e neste meio termo, nunca vi se quer um filhote de jacaré imaginem um jacaré..
    Hoje eles estão atravessando avenidas na cidade.
    Um abraço aos conterrâneos petrolinense.

  4. Quem não conhece…
    1) Manoel do “Arroz” era um senhor que possuía uma máquina de “bater arroz” numa propriedade que ficava onde se construiu um condomínio na Avenida da Integração em frente do posto de combustível;
    2) A lagoa ia até próximo da sua casa : o primeiro aterro aconteceu para a construção da Avenida da Integração;
    3) A lagoa começava perto da Avenida Caminho do Sol e ia até o antigo prédio do CEAPE, passava por trás da Construtora Coelho e adentrava até o bairro Antônio Cassimiro : toda aquela região até hoje é salinizada devido essa condição anterior;
    4) O primeiro grande aterro foi feito para a Construção do Colégio Motiva;
    5) Com o saneamento da Areia Branca -1982 a 1984 – todo o esgoto foi canalizado para a Lagoa;
    6) Não existiam jacarés na Lagoa: antes de virar depósito de esgoto sanitário as pessoas da Areia Branca antiga tomavam banho por lá ; o que aconteceu foi que o Colégio Motiva possuía um pequeno zoológico e com a falência da instituição os animais foram encaminhados para diversas instituições e , segundo relatos, os jacarés foram colocados na Lagoa que já era cercada e algum “sábio” entendeu que não ofereceriam perigo à população. Não sei como mas eles se adaptaram as condições daquele local e procriaram ….
    7) Por trás da antiga PETROVEL existia uma lagoa enorme e foi aterrada para especulação imobiliária: o saudoso Professor Emanuel Araújo dava “nome aos bois” aos responsáveis ,Usaram a morte, por afogamento, de uma criança – da antiga ESCOLA REAL – para justificarem o aterro;
    8) O Riacho das Porteiras começava lá pelas bandas da Serra do Capim e corria um bom trecho até desaguar no São Francisco: não era uma riacho perene e a COMPESA, sempre ela, utilizou o declive natural e as curvas de níveis do mesmo como “caminho de esgoto” até o Rio.

DEIXE UMA RESPOSTA

Comentar
Seu nome