Itacuruba vai virar rota obrigatória de astrônomos do Brasil e do mundo

por Carlos Britto // 08 de maio de 2009 às 11:30

com-anneNa foto, eu e minha colega de trabalho aqui no blog, a intrépida repórter Anne Santana. Fomos conhecer o Observatório Nacional e  Centro de Estudos Astronômicos em Itacuruba (PE), que vai receber três telescópios gigantes (os tais “canhões”) que rastrearão asteróides com possibilidade de colidir com a terra. Um deles, de tão sofisticado, será o único da América Latina.

Os astrônomos escolheram Itacuruba por uma série de fatores peculiares: é um município de tamanho modesto (cerca de 5 mil habitantes); é pacato como qualquer cidade típica desse porte, e principalmente tem poucas luzes durante a noite, o que facilita observar e estudar minuciosamente os astros naturais.

Com isso, Itacuruba deve inaugurar na região uma nova forma de turismo: o de aficcionados e estudiosos da astronomia, não apenas do Brasil, mas do mundo todo.

Itacuruba vai virar rota obrigatória de astrônomos do Brasil e do mundo

  1. Feeling disse:

    Tah mas onde fica isso??
    = /

  2. sergio damasceno disse:

    RAsgando A SÊDA…
    Se nós temos o nosso BLOG para nos dar todas as informações em tempo real de Petrolina e do mundo, para quê acessar Magno Martins????

  3. anzol disse:

    Ô Feeling, nós estamos na era tecnolóooogica, acesse o google e você terá todas as informações desse municipio. Ah ele fica no meu querido Pernambuco viu?????

  4. Romântico disse:

    Foi escolhida por se aproximar mais do tempo de Cabral.
    Pouca luz, mas muito telúrica. Imagine os raios do luar sobre uma descendente de indio, morena linda nua esperando que o tear produza as suas vestimentas! Quem, com um telescópio, possa ver coisas mais belas na natureza?

  5. SANDRO SANTOS disse:

    Caros Carlos Brito,mais uma vez seu trabalho parte na frente,demonstra o quanto é importante um espaço de comunicação dirigido por alguém que conhece e tem compromisso com a região,como vc,pois Taí,a pequena cidade de Itacuruba,no nosso sertão do São Francisco,com cerca de 4.500 habitantes,mas com a maior renda percapita do estado/proporcionalmente falando,pelos repasses que recebe,um ícone de referencia,inclusive,desconhecida por próprios pernambucanos e sertanejos,Mas com um potencial turistico a ser explorado,faltando espaços na mídia,graças a iniciativas como a sua em visitar e divulgar,ela só tem ganhar,juntamente com o seu povo.
    E tem mais busque mais um pouco sobre a istoria da nova Itacuruba,pois a velha foi coberta pela barragem de Itaparica,que vai encontrar muito mais coisas interessantes lá.
    Quem não a conhece visite e se encante.
    Mais uma vez parabens pela reportagem.

    SANDRO SANTOS, filho da pequena cidade,mas radicado em Oroco,a 20 anos.

  6. Feeling disse:

    Já vi e está em péssima resolução..;
    vi também que é em PE não é conhecido =)

  7. fedro disse:

    bela paisagem, mas bela ainda e a sua colega de trabalho

  8. Mendigo disse:

    Ai ai ai ai ai… Tira esse cara de óculos da foto e deixa só a moça.

  9. Mendigo disse:

    Eu quero ver as estrelas, conhecer esse observatório, fazer ‘astronoturismo’. Preciso que essa moça me indique o caminho, por favor.

  10. Anzol disse:

    Feeling, faz como eu ,estuda uma pouco de geografia e aprende a conhecer e respeitar um pouco os nossos municipios co-irmãos, sertanejos, nordestinos e à cima de tudo brasileiros…apesar de serem pequenos em extensão, mas têm grandes potencialidades.Feitos de pessoas honestas, trabalhadoras e sem preconceitos sociais ou regionais…

  11. Absurdo!!! disse:

    Anzol, por causa de pessoas como vc que às vezes eu deixo algum comentário. Muito bem!!!!

  12. POMPEU DAMASCO disse:

    Carlos Britto.

    Na proxima visita que você fôr com Anne, publique no blog o dia , que eu quero ir tambem…
    Parabéns pela bela informação. È disso que precisamos

  13. Feeling disse:

    Adoro Geografia inclusive já ganhei uma olimpíada no colégio…
    mas não sou obrigado a conhecer cada buraco que aparece, assim como voce não é obrigado a conhecer os 417 municípios da Bahia, não tenho nada a ver com os 185 de Pernambuco…
    Valew obrigado =)

  14. Watergate disse:

    Itacuruba pacata ?
    Aquilo é pior que cabrobo!
    Aposto como vao atirar nos “canhoes” na primeira semana!
    Anotem ai !

  15. ANONIMO POREM JUSTO disse:

    VOU A ITACURUBA PARA DE LA FICAR OBSERVANDO PELO TELESCOPIO ESTA INTREPIDE E BELA REPORTER ANNE SANTANA… VE SE NAO ATRAPALHA CARO BRITTO….

  16. Zé Baxim disse:

    Watergate, o maior covarde desses blogueiros, um dia ainda descubro quem é você, pra pedir para você repetir ao vivo as asneiras que tu falas por aqui.

  17. Watergate disse:

    tem muito lampiao por essas bandas mesmo.

  18. Márcio José disse:

    Eu sei onde fica porque já estive lá, participando de oficina de música como monitor e também sem quem foi o genitor desse projeto astronômico.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *