Ipespe: FBC empata com João Paulo em 33 pontos na disputa pelo Senado

4

joao paulo e FBCA eleição para a única vaga do Senado que será disputada nesta eleição em Pernambuco será decidida na reta final. Hoje o quadro é de empate técnico entre os principais concorrentes, o ex-prefeito do Recife e candidato do PT, João Paulo, e o ex-ministro e candidato do PSB Fernando Bezerra Coelho.

Segundo a nova pesquisa Ipespe, divulgada com exclusividade pelo Diário de Pernambuco, tanto João Paulo quanto Fernando Bezerra têm hoje 33% das intenções de votos na pesquisa estimulada. Os resultados, que estão sujeitos a uma margem de erro de 2,2 pontos percentuais para mais ou para menos, foram apurados a partir de sondagem realizada nos dias 18 e 19 de setembro, entrevistando uma amostra de duas mil pessoas.

Comparando os números aos da primeira pesquisa, Fernando Bezerra cresceu ao pular de 25% para 33% das intenções de votos. João Paulo oscilou positivamente de 30% para 33% porque, aplicando a margem de erro das duas pesquisas, ele continua com o mesmo universo de simpatizantes. A primeira pesquisa Ipespe foi a campo entre os dias 9 e 11 de setembro.

A situação atual indica que resta conquistar os votos dos indecisos até o próximo dia 5 de outubro, quando se realizará o pleito, ou ainda tentar reverter intenções de voto em brancos e nulos. Os eleitores que ainda não sabem ou que não responderam ao questionário somam 21%; e os que pretendem votar em branco ou anular o voto representam 12% na estimulada.

Na pesquisa estimulada, o eleitor recebe um cartão com o nome dos candidatos. Nela, aparecem ainda Simone Fontana (PSTU) com 1% e Albanise Pires (PSOL), com 1%. Oxis, do PCB, não pontuou. Na pesquisa espontânea, em que ele lembra sozinho e de cabeça as opções, Fernando Bezerra Coelho aparece 21% das intenções para 17% de João Paulo. Ou seja, também há um empate técnico, mostrando que o nível de conhecimento das duas candidaturas é semelhante. Outros candidatos listados espontaneamente somaram juntos 1%.

Considerando-se os votos válidos – em que se exclui nulos, brancos e indecisos – o quadro permanece intacto, uma vez que cada um tem 49% das intenções de votos. Nos válidos, Simone Fontana e Albanise mantêm o 1%.

Metodologia

Foram entrevistadas 2 mil pessoas entre os dias 18 e 19 de setembro para a realização desta pesquisa Ipespe, divulgada com exclusividade pelo Diário de Pernambuco. A amostra do universo pesquisado representa fielmente o eleitorado do estado de Pernambuco, de acordo com mesorregiões, cotas de sexo, idade de localidade das pessoas. Um total de 59 municípios fizeram parte da pesquisa, a segunda realizada pelo instituto este ano. A margem de erro dos resultados é de 2,2 pontos percentuais, podendo ser para mais ou para menos. O intervalo de confiança é de 95,45%. Pode ser que alguns percentuais não somem 100% em virtude de arredondamentos. A pesquisa foi registrada no TRE sob o protocolo nº PE-00027/2014 e sob o protocolo nº BR-00734/2014. (Fonte: Diário de PE/foto reprodução)

4 COMENTÁRIOS

  1. Fica claro para todos, agora, porque o INSANO do Julio Lossio atacou irresponsavelmente FBC no guia eleitoral: DESESPERO!
    Sem paixão: nenhuma candidatura é tão importante para Petrolina quanto a de Senador. Eleger Fernando é garantia de desenvolvimento para Petrolina. Nenhuma pessoa NORMAL tem dúvida disso.
    Por isso, quem não gosta e não quer o melhor para nossa cidade, ataca FBC.
    Petrolina é predestinada a ser grande, teremos Fernando senador para o bem da nossa terra.
    VIVA PETROLINA! Crescendo sempre, para desespero de uns poucos.

  2. Não se esqueçam de uma coisa: Esse prefeito que vocês tanto criticam, só está aí porque Fernando permitiu na primeira eleição, se ele tivesse segurado os eleitores dele, com certeza a situação da cidade era outra, melhor. Tudo porque não queria Gonzaga na Prefeitura.

DEIXE UMA RESPOSTA

Comentar
Seu nome