IPA inaugura Unidade de Beneficiamento de Sementes em Petrolina e lança os programas Terra Pronta e de Distribuição de Sementes no Sertão do São Francisco

por Carlos Britto // 16 de dezembro de 2010 às 17:01

Pernambuco passa a contar com uma moderna Unidade de Beneficiamento de Sementes (UBS), no Sertão do São Francisco. O secretário de Agricultura e Reforma Agrária, Ranilson Ramos e o presidente do Instituto Agronômico de Pernambuco (IPA), Júlio Zoé de Brito, inauguram, na próxima segunda-feira, (20) a UBS de Petrolina. Com capacidade para armazenar 3 milhões de toneladas de sementes selecionadas, a unidade levou quase um ano para ficar pronta a um custo de R$ 1,1 milhão e área total de 2 mil e 400 metros quadrados. A inauguração ocorrerá às 9h, na Av. Luís de Souza, B, S/Nº – quadra G, lotes 15 e 16, do Distrito Industrial Paulo de Souza Coelho, em Petrolina.

De acordo com o presidente do IPA, Júlio Zoé de Brito, a Unidade de Beneficiamento de Sementes é uma conquista para os agricultores familiares pernambucanos. Além de armazenar as sementes que serão entregues aos pequenos proprietários rurais, a unidade será responsável pelo controle de pureza, vigor de germinação e tratamento contra o ataque de pragas e doenças. “A partir de agora, as sementes distribuídas no estado estarão de acordo com o chamado ‘termo de conformidade’, o que assegura a boa qualidade e produtividade das sementes de milho e feijão que são plantadas em Pernambuco”, destacou.

Após uma semana do lançamento dos programas Terra Pronta e de Distribuição de Sementes no Araripe, é chegada a vez do Sertão do São Francisco. Na próxima segunda-feira, após a inauguração da UBS, o presidente do Instituto Agronômico de Pernambuco (IPA) e o secretário da Agricultura e Reforma Agrária lançam a segunda etapa da edição 2011 dos dois programas, em Petrolina. “Nos seis municípios que compreendem a Regional, serão entregues 355 toneladas de sementes, sendo 244t de milho e 111 toneladas de feijão vigna. Também serão arados 7 mil hectares de terras na região, beneficiando 10 mil famílias”, afirmou Genil Gomes, diretor de Assistência Técnica e Extensão Rural do IPA.

Em todo o estado, os programas devem consumir R$ 8 milhões. No total serão distribuídos 3 milhões de quilos de sementes, dos quais 600 mil quilos de feijão vigna, 600 mil quilos de feijão phaseolus e 1,8 milhão de quilos de milho, beneficiando 150 mil famílias.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *


Últimos Comentários