Áreas de risco de desastres naturais em Pernambuco serão gerenciadas

0

CEMADEN PCDO Instituto Agronômico de Pernambuco (IPA) realizou hoje (10) a primeira reunião para a implantação do Projeto Sistema de Previsão de Risco de Colapso de Safras no Semiárido.

Para a execução do projeto, o IPA firmará acordo de cooperação técnica com o Centro Nacional de Monitoramento e Alertas de Desastres Naturais (Cemaden), a fim de apresentar as áreas mais indicadas para instalação das estações. A implantação das estações agrometeorológicas captarão dados de interesse para monitoramento do clima com foco nas safras agrícolas. Em todo o Semiárido brasileiro, serão implantados 650 estações, das quais 79 estão destinadas para Pernambuco.

Os equipamentos integrarão a rede de coletas de dados já existente no estado e a transmissão será automática, via telefonia móvel, para o Cemaden. “Isto possibilitará conhecer em maior detalhe o evento extremo da seca e gerar ações de alerta e mitigadoras para colapso nas safras que atingem diretamente a população do semiárido”, explica o consultor do Cemaden, Claudio Pontes. Segundo ele, a previsão é de que o sistema esteja em funcionamento no primeiro semestre de 2015.

(fonte: Ascom/ IPA)

DEIXE UMA RESPOSTA

Comentar
Seu nome