IPA descarta privatização do Laboratório de Reprodução e Melhoramento Genético Animal em Arcoverde

0
Foto: divulgação

Por meio de nota enviada a este Blog, o Instituto Agronômico de Pernambuco (IPA) esclareceu que não procede a informação de que haverá privatização ou interferência privada no Laboratório de Reprodução e Melhoramento Genético Animal, localizado no município de Arcoverde, Sertão do Moxotó. “A unidade, que desenvolve atividades de pesquisa, produção in vitro, coleta e processamento de sêmen está, inclusive, em fase de cerificação junto ao Ministério da Agricultura“, afirmou o Diretor se Pesquisa e Desenvolvimento do IPA, Dr. Gabriel Maciel.

A denúncia partiu do deputado estadual Lucas Ramos (PSB), em discurso na Assembleia Legislativa (Alepe). Mostrando-se surpreso, o parlamentar disse que o IPA iria fazer a concessão e colocar à disposição toda sua equipe técnica e operacional, suas instalações e dependências administrativas, técnicas e de laboratório. Uma das empresas interessadas tem sede no Rio de Janeiro.

Maciel destacou que o laboratório possui capacidade de produzir 50 mil doses de sêmen, beneficiando 3,4 mil criadores por ano. A prioridade é atender os pequenos produtores da bacia leiteira, duramente afetada pela estiagem prolongada. Para isso, são trabalhados reprodutores e matrizes de alta linhagem, de raças aptas à produção de leite, como Holandesa, Girolando e Guzerá leiteiro.

Também são prestados serviços para médios e grandes pecuaristas, de acordo com a demanda e realizadas pesquisas contínuas de melhoramento genético e eficiência reprodutiva e oferta via leilões de tourinhos e matrizes para recria e reposição do rebanho com alta qualidade genética. “Portanto, essa informação de que existe algum tipo de negociação para concessão do nosso Laboratório de Reprodução e Melhoramento Genético Animal não procede e não há motivo algum para imaginar o contrário“, completou Maciel.

DEIXE UMA RESPOSTA

Comentar
Seu nome

nove − cinco =