IPA deixa inadimplência e recupera status para novos convênios com governo federal

por Carlos Britto // 30 de maio de 2023 às 17:49

Foto: Eliane Macedo/Núcleo de Comunicação IPA

O Instituto Agronômico de Pernambuco (IPA) saiu da inadimplência junto ao Sistema de Informações sobre Requisitos Fiscais (CAUC) e recuperou no mês de maio o status para habilitação e formalização de novos convênios e contratos de repasse junto ao Governo Federal. A positivação da empresa vai abrir muitos caminhos para se empreender ações nos setores de pesquisa, extensão rural, além de ações na área de recursos hídricos em todo Estado de Pernambuco.

Desde de 2018 o IPA  está impossibilitado de  celebração de novos convênios com a União. Todos os repasses, desde então,  são  provenientes dos contratos firmados anteriormente. Em 2023, não  houve qualquer repasse. Diante desse panorama, sair da inadimplência era questão urgente para empresa. 

Fizemos aqui uma intensa articulação em Pernambuco. Fomos a Brasília,  nos reunimos com a direção do Banco do Brasil, onde havia a principal pendência, e fizemos toda a negociação de débitos. Foi uma força-tarefa para recuperar o crédito da empresa, crucial para a recuperação do IPA, especialmente para  executar ações para incentivar a agricultura familiar no Estado, prioridade da governadora Raquel Lyra“, disse Joaquim Neto, presidente do IPA.

Esse período de Inadimplência causou danos  imensos ao órgão estadual, que hoje está com boa parte da sua estrutura sucateada por falta de investimentos. Diversos projetos foram abandonados, a exemplo da piscicultura na Estação Experimental de Serra Talhada – entre outros.

 A empresa 

O IPA é a empresa pública agropecuária com maior capilaridade em Pernambuco. São mais de 1,1 mil funcionários distribuídos por todas as regiões do Estado. Há cerca de  400 técnicos no setor de extensão atuando de ponta a ponta no Estado, dando assistência técnica aos pequenos e médios agricultores e criadores.  

A sede do IPA fica no Bairro do Bongi no Recife, onde estão também muitos dos seus laboratórios, herbários e outras estruturas de suporte técnico científico. A empresa tem   12 Gerências Regionais de Extensão  Rural, 184 Escritórios Municipais (mais Fernando de Noronha), 12 Estações Experimentais de Pesquisa, quatro Estações  de Infraestrutura Hídrica e dois Centros de Produção  e Comercialização de Sementes –  sem contar a sede. 

IPA deixa inadimplência e recupera status para novos convênios com governo federal

  1. O POVO TÁ DE ÔLHO disse:

    Vejam a que estado chegou esse importante órgão do Estado de Pernambuco, inadimplente com as Prestações de Contas de Convênios, é Pernambuco andando para trás, fruto dos Arraes, se arraste aí Pernambuco, não tem sequer um Time de Futebol na 1ª Divisão, isso é um retrato do descaso por Pernambuco, mas mesmo assim o Pernambucano quis comer picanha. E haja picanha.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *


Últimos Comentários

  1. A manutenção da estátua de Daniel Alves manterá também a contradição de seus atos. Hoje os monumentos também servem para…