Investimento em energia solar rende bons descontos no IPTU de Petrolina

5
Foto: divulgação

Quem reside em Petrolina já tem a opção de colaborar com o meio ambiente, utilizando-se de uma fonte de energia renovável como a solar, ao mesmo tempo em que pode abater esse investimento com descontos de 50% até 80% no Imposto Predial e Territorial Urbano (IPTU). Trata-se do Ecomoney – Lei Municipal nº 2.655, sancionada no dia 25 de novembro de 2014 -, de iniciativa da Prefeitura de Petrolina.

De acordo com o secretário executivo de Tributação, João da Costa Castro, o objetivo principal do Ecomoney é fomentar a produção de energia limpa pela população local, gerando desenvolvimento sustentável e ecológico para a cidade. “A vigência do benefício, destinado à residências e empresas, se dá sempre a partir do ano subsequente à entrada do requerimento e vale por 20 anos ou até a compensação do investimento pelo contribuinte”, completou o secretário.

De acordo com a cooperativa de crédito Sicredi Vale do São Francisco, houve em 2019 um aumento de 300% no saldo da carteira de crédito destinada ao financiamento de projetos de energia solar. Segundo o superintendente da cooperativa, Albérico Pena, o crédito está disponível para pessoas físicas e jurídicas associadas, aptas a parcelar em até cinco anos a instalação de um sistema fotovoltaico, com financiamento de até 100% dos itens financiáveis.

O destaque para o Vale do São Francisco, enquanto região ideal para investimentos em energia solar, se deve ao fato de que, além de ser banhada pelo Rio São Francisco e viver sob um clima semiárido, possui uma forte incidência de raios solares. Estudos indicam que Petrolina e Juazeiro possuem mais de 250 dias de céu limpo no ano e cerca 3 mil horas de sol ao longo de 12 meses. (Fonte: CLAS Comunicação)

5 COMENTÁRIOS

  1. 50% a 80%? Tem certeza? Porque soube que este benefício havia sido cancelado pelo atual prefeito. E soube por uma empresa de implantação de energia solar. E que o benefício, segundo a Lei, só seria válido se a instalação for feita por empresa sediada em Petrolina.

    • Correto, Pitu!!!! Eu fiz instalação de energia solar no início de 2019. A instalação foi realizada por uma empresa da região, mas como as placas e os outros equipamentos foram adqueridos diretamente de São Paulo, não tive direito a esse benefício.

  2. Tenho uma empresa de energia solar aqui em petrolina,e o benefício é isso mesmo,porem a venda dos materiais e execução da obra tem que ser feitas por empresa registrada aqui na cidade.

DEIXE UMA RESPOSTA

Comentar
Seu nome