As vitórias de Lula (nas eleições de 2002 e 2006) e Dilma Rousseff, este ano, alçou o Partido dos Trabalhadores à condição de uma das principais legendas do País. E esse fortalecimento não fica só em nível nacional. Em Petrolina, por exemplo, onde o PT era coadjuvante até então, agora já pensa em virar protagonista. Os mais de 32 mil votos dados à deputada estadual Isabel Cristina – que mesmo não sendo reeleita à Assembleia Legislativa, mostrou liderança – contribuíram para reforçar as chances petistas de ter candidatura própria em 2012. No entanto, a conjuntura municipal ainda requer um pouco de cautela.
Pelo menos é isso em que acredita Teresinha Lima, uma das fundadoras do partido em Petrolina. Primeira mulher a presidir o PT municipal, em 1985, ela avalia que o momento ainda não é de especular nomes.
Para Teresinha, o mais importante é que o PT petrolinense vem abrindo seu leque de opções. Em 1988, quando o partido apoiou Joaquim Florêncio como terceira via na disputa pela prefeitura, também fez a primeira mulher eleita à Câmara de Vereadores, Maria José, a qual “colaborou a criar a Lei Orgânica”, lembra. Outros nomes do partido também já emplacaram na Casa Plínio Amorim, como o ex-vereador Padre Antonio e a própria Isabel Cristina, sem contar com o mandato atual de Isabel Cristina e outras jovens lideranças que afloram, como o professor Bráulio Wanderley.
Além disso, Teresinha ainda vê muito tempo até lá para a escolha de candidaturas – principalmente porque o PT já é conhecido por suas discussões internas. “Nós sabemos dos problemas de Petrolina e precisamos discutir um projeto da cidade que nós queremos, antes de promover um debate sobre nomes”, argumentou, ontem (04) no programa Carlos Britto no Ar, da Grande Rio AM.




Ela é uma excelente “militante” petista, mas não decola como candidata, infelizmente é a verdade.
Se para chegar ao Poder o PT se coligou com gatos e cachorros, para chegar a Prefeitura não seria nenhuma novidade as coligações de interesse unico e exclusivo do PT.
Só para lembrar o PT já foi vice de FBC. O palanque é o mesmo, tem Sarney, Collor de Melo, Michel Temer(Vice da Dilma) , o que se ver é o interesse pelo PODER.
Gostaria de saber desde quando o Prof. Bráulio Wanderley é uma liderança jovem? E desde de quando é uma liderança?
Acredito que primeiro temos que ter compromisso com o nosso partido, com as pessoas e principalmente com a ética!
Depois temos que, no mínimo, participar das reuniões e decisões do partido, ter uma vida partidária ativa não apenas à luz dos holofotes.
E ainda construir uma base política e partidária.
No mais, é só discurso vago!
A discussão para as eleições de Prefeito e Vereador já começaram e todos que sonham em ocupar esses cargos já começaram ou estão começando a debater a respeito do assunto.
Não precisa ter pudor para discutir o assunto – como disse Carlos Britto, ” Os mais de 32 mil votos dados à deputada estadual Isabel Cristina – que mesmo não sendo reeleita à Assembleia Legislativa, mostrou liderança – contribuíram para reforçar as chances petistas de ter candidatura própria em 2012″ – Se Carlos Britto já lançou.
Cabe aos filiados do PT, mesmo que não seja do gosto ou preferência pessoal, pelo menos começar a discussão do projeto de candidatura própria dentro do Partido. Quem é cocho parte na frente!!
Essa sim é militante essa faz parte da banda boa do PT!!!! O resto pode tocar fogo dentro de um saco.
DEVEMOS LEMBRAR QUE ESTA SENHORA SÓ ESTA FILIADA AO PARTIDO, MAIS QUE SE AFASTOU POR VONTADE PROPRIA DO PT A NO MINIMO 02 ANOS, DENTRO DO PT EXISTE 02 TENDENCIAS QUEM SÃO NOMEADAS ASSIM: UNIDADE NA LUTA E ARTICULAÇÃO DE ESQUERDA (NO NACIONAL O ATUAL PRESIDENTE É DA UNIDADE, NO ESTADUAL O JORGE PEREZ É DA UNIDADE E O JOÃO PAULO É DA ARTICULAÇÃO DE ESQUERDA E EM PETROLINA, ISABEL CRISTINA É DA UNIDADE E TERESINHA LIMA É DA ARTICULAÇÃO DE ESQUERDA… DEVEMOS LEMBRAR QUE A ATUAL PRESIDENTE DO PT EM PETROLINA É A ISABEL CRISTINA E QUEM DEVERIA ESTAR AI, ERA A PRESIDENTE DO PARTIDO E NÃO UMA PESSOA QUE SO APARECEU NESSA CAMPANHA, AGORA NO SEGUNDO TURNO, POIS ESSA SENHORA NÃO TEM VOTO E NEM TEVE A CORAGEM DE IR AS RUAS NO PRIMEIRO TURNO PARA PEDIR VOTO PARA DILMA… SOU FILIADO DO PT E DESCONHECO A LIDERANÇA DO PROFESSOR BRAÚLIO, NA VERDADE O BRAÚLIO É DO GRUPO DE AUSENTES DO PT, COMO AS SENHORAS TERESINHA E EUNICE, E O SENHOR GERALDO DA ACEROLA.
NO PT EXISTE A JPT (JUVENTUDE PETISTA) E A PROPRIA EXECUTIVA DO PARTIDO, CARLOS BRITTO, NA VERDADE QUEM DEVERIA ESTAR EM SEU PROGRAMA ERA QUEM RESPONDE PELO PARTIDO OU PELA JPT (JUVENTUDE PETISTA) E NÃO QUEM SIMPLESMENTE TEM FILIAÇÃO E QUE SE ENCONTROU AUSENTE DO PT NOS ULTIMO 24 MESES. O BRAÚLIO É DIRETORIANO, ASSIM COMO A TERESINHA LIMA E MUITAS VEZES O PENSAMENTO DE UM OU OUTRA, NÃO DEFINE O PENSAMENTO COLETIVO DO PT EM PETROLINA.
TODOS NOS SABEMOS QUE É CEDO, MAIS O PT DE PETROLINA TEM MATURIDADE E COMPETENCIA O SUFICIENTE PARA LANÇAR UMA CANDIDATURA PROPRIA E PRINCIPALMENTE TEM A CORAGEM DE IR AS RUAS E PEDIR VOTOS PARA SEUS CANDIDATOS OU CANDIDATAS… DEVEMOS PARAR COM ESSES PENSAMENTOS PEQUENOS E EGOISTA, POIS DEVEMOS LEMBRAR QUE O PT ESTA INDO PARA SEU TERCEIRO MANDATO DE PRESIDENTE, ENTÃO AQUI EM PETROLINA TEMOS QUE EVOLUIR JUNTAMENTE COM O NACIONAL, A DEP. ISABEL CRISTINA JA DEMONSTROU SUA FORÇA, COM SEUS 32 MIL VOTOS, AGORA IMAGINA QUANDO ELA GANHAR A FORÇA DA BASE ALIADA… QUE É FORMADA POR DILMA, EDUARDO CAMPOS, HUMBERTO COSTA, ARMANDO MONTEIRO, LULA, GONZAGA PATRIOTA, GERALDO COELHO, CIRO COELHO, ODACY AMORIM, ADALBERTO CAVALCANTI, FERNANDO FILHO E FBC… VAMOS ESPERAR, POIS SE CRISTINA FOR REALMENTE A CANDIDATA, EU SEREI O PRIMEIRO A IR AS RUAS E PEDIR OS VOTOS NECESSARIOS PARA A ELEGER, POIS NUNCA PENSO EM VANTAGENS PROPRIAS E SIM NO CRESCIMENTO DO PT EM PETROLINA.
POIS É….. JA COMEÇOU A BRIGA PELO OSSO. O PROBLEMA É QUE NEM UM LADO NEM O OUTRO FAZEM NADA, ALEM DE RECLAMAR DE TUDO E SE VESTIR DE VERMELHO. A SIM,,, E DE FALAR MAU DO PREFEITO. POIS FALAR É MAIS FACIL…..TODO FAZ E NÃO PRECISA MUITO ESFORÇO. POREM TRABALHAR E MELHORAR A VIDA DE QUEM VOTOU NELES ISSO NINGUEM QUER SABER…. DÁ MUITO TRABALHO TEM QUE SAIR DO COMITÊ NESTE CALOR… DEUS ME LIVRE…..É TERRIVEL….
Não sou militante do PT, mas como o assunto é público e o espaço é democratico, embora atrasado, gostaria de dizer algumas coisas, para a consolidação do Partido em Petrolina e região. Não quero entrar em polêmica e discusssões vãs, quero só ajudar, pois embora longe, participei da campanha de Dilma pela internete, tendo, enviando inúmeros e-mail em respostas aos recebido contra a eleição de Dilma, incluisve esclarecendo pessoas que estavam em dúvidas e confusas.
1. Se o PT quer se consolidar em Petrolina não pode fazer esse tipo de discussão em Blog e em rádios. Não vi nada na colocação de Teresinha que mecesse esse tipo de acusação. A não ser sobre a liderança do professor em questão, pois isso eu não sei. Teresinha, embora não tenha sido eleita, não se pode desconhecer o papel que teve na construção do partido desde o sua fundação ai em Petrolina até , segundo o comentário posto acima, há dois anos. Então, tem uma história de luta dentro do Partido. E se está afastada do Partido há apenas dois anos, foi uma boa oportunidade para deixarem de dizerem que ela queria ser a dona do PT. Se não fez a campanha de Dilma eu não sei. Sei que eu mesmo queria que ela se elegesse.
2. Ela e qualquer outro militante do Partido pode ser chamado a dar sua opinião a respeito da condução ou do Projeto do Partido, mesmo porque, conforme disse o comentarista, ela faz parte de uma força politica do PT de Petrolna. E quem sabe ela fale em nome dessa tendência. Não li nenhuma ofensa às outras tendência e nem a Isabel Cristina.
3. Sobre o projeto politico do PT para as próximas eleições, acho que não depende do número de votos, para um partido ter projeto político de assumir o governo municipal ou em outra instância. Os partidos existem com essa finalidade. Portanto, o PT deveria ter seu projeto para alcançar o poder de gerir os destinos do município independente dos votos alcançados, pois o PT Nacional tinha o projeto de governar o Brasil, lutou para isso desde quando uma população tinha horror ao PT, a Lula, aos filiados e militantes do partido. Foi candidato 4 vezes para poder se eleger. Sem desmerecer os votos e a liderança de Isabel Cristina, não são os seus mais de 30 mil votos que justificam o Projeto do Partido de givernar Petrolina. Isso deveria ou deve fazer parte da vida do partido. Agora, a decisão cabe ao Partido de analisar a conjuntura e as forças para assumir…..
3. O fato de teresinha não “ter votos, como disse o comentário acima, não a desclassifica em nada, pois foi uma das criticas que tive que tive que esclarecer a muitas pessoas: Dilma nunca participou de campanha para ser eleita a nada. Portanto, teoricamente não tinha voto algum, menos do que Teresinha que teve bastante votos na ultima eleição da qual participou. Mas como o PT tinha o projeto de eleger o sucessor de Lula, construiu o consenso em torno do nome de Dilma e foi eleita.
4. Não gostaria que meu comentário servisse para mais conflitos, mais críticas, só quero colaborar, pois acho como o comentario acima, que devem mesmo acabar com certas posições de ambas as forças ou tendências se querem que o Partido se consolide em Petrolina e região. Um abraço a todos os filiados, militantes e simpatizantes do PT, pois ainda há uma rejeição muito grande em certos segmentos mesmo ai em Petrolina. Tive que esclarecer certas coisas a muita gente. Para acabar ou diminuir o Partido precisar mostrar realmente o seu projeto e não o projeto de A ou de B.
Meu caro amigo cujo condinome se diz “COM A VERDADE“ vc é bem tendencioso, ja ouviu falar em Coerêcia???
“MAIS O PT DE PETROLINA TEM MATURIDADE E COMPETENCIA O SUFICIENTE PARA LANÇAR UMA CANDIDATURA PROPRIA E PRINCIPALMENTE TEM A CORAGEM DE IR AS RUAS E PEDIR VOTOS PARA SEUS CANDIDATOS OU CANDIDATAS…“
a falta de ética politica partidária, a distancia entre discusso e coerência, tem realmente distanciado o PT no âmbito municipal, deixando o espaço para outros crescerem, prova disso são as decisões tipo VICE de FBC, dirigentes do partido afirmando que por uma tendencia não aprovar liderança do governo, querem queimar o partido.
e ai, veja o que deu???
estamos na boca do povo!
Estou com Teresinha Lima. Espero que ela leve avante essa idéia pois ela tem capacidade suficiente para nos representar como deputada. Se ela se tornar mesmo candidata pode contar com o apoio meu e de minha família. Esse recado é para ela.
IZAURA LOPES MILDES