Instruções de dosagem de remédios para crianças têm falhas

por Carlos Britto // 03 de janeiro de 2011 às 17:10

 Dar a dose correta de remédio pediátrico sem receita é essencial, mas o rótulo da embalagem e a informação de dosagem podem ser praticamente incompreensíveis. E uma superdosagem pode ser fatal.

Durante o ano que acabou em 1º de novembro de 2009, pesquisadores examinaram as orientações e dispositivos de medição em 200 remédios pediátricos líquidos sem necessidade de prescrição –drogas para alergia, tosse e resfriado, dor ou problemas gastrointestinais, e remédios em produtos combinados.

Pesquisadores registraram que 52 dos remédios testados não vinham com dispositivos de medição na embalagem, e que 146 dos outros 148 tinham inconsistência entre as instruções de dosagem e os dispositivos, incluindo marcações excessivas ou ausentes, unidades de medida pouco familiares (por exemplo: dracma ou centímetros cúbicos), ou abreviações indefinidas ou fora do padrão.

Em novembro de 2009, a FDA (órgão que fiscaliza alimentos e medicamentos nos Estados Unidos, similar à Anvisa no Brasil) publicou diretrizes voluntárias para os rótulos de instruções de dosagem e dispositivos de medição para remédios líquidos sem receita.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *


Últimos Comentários