Instituto compromete-se a resgatar verdadeira história de Canudos

0

A Assembleia anual do Instituto Popular Memorial de Canudos (IPMC), que aconteceu no último sábado (24), na cidade do norte baiano, serviu não somente para apresentação de relatórios de atividades e prestação contas, mas também para reafirmar compromisso do instituto em continuar debatendo e divulgando a História da Canudos a partir da experiência de vida, produção e partilha do povo sertanejo.

Com 25 anos de existência e constituído por agentes sociais, pesquisadores, religiosos e pessoas comuns ligadas à história popular de Canudos, o IPMC guarda um importante acervo de objetos e materiais informativos e históricos que ajudam a compreender o que foi o Arraial de Canudos, que em pleno século XIX reuniu mais de 25 mil sertanejos e sertanejas embalados pelo sonho da libertação capaz de construir uma comunidade fraterna e solidária. Liderada pelo beato Antonio Conselheiro, o Arraial de Canudos acabou destruído violentamente pelo Exército brasileiro a serviço dos poderosos da época.

Refletindo o contexto de Canudos ontem e hoje, a assembleia não só a situação interna da entidade como também sua missão em continuar buscando meios de divulgar mais ainda o movimento de Canudos, na perspectiva do povo unido e organizado e que foi massacrado na Guerra.

A diretoria executiva do IMPC apresentou nessa assembleia, algumas das ações que em 2017, ajudaram manter viva a missão do instituto como:  promoção e participação em eventos que debateram a História de Canudos, (destacando a Romaria de Canudos), produção de materiais informativos e didáticos, além da ampliação da parceria com instituições que comungam com o ideal de Canudos.

Planejamento

O instituto pretende elaborar projetos de captação de recursos que possam ajudar a melhorar suas ações e, principalmente sua missão em continuar fiel à verdadeira História de Canudos, na ótica da experiência do povo que acreditou na construção de um modelo de sociedade justa, fraterna e solidária.

Durante os trabalhos da Assembleia, ficou definida para o dia 5 de abril deste ano a data da próxima reunião, que deverá contar com a presença de entidades que apoiam a caminhada do instituto. A entidade admitiu ainda alguns novos membros e elegeu por aclamação João Batista Filho como vice-presidente, e Marineide Rehem, secretária do IMPC. (Com a colaboração de Raimundo Fábio/para o Blog/foto divulgação)

DEIXE UMA RESPOSTA

Comentar
Seu nome

18 + quinze =