Instituições e autoridades políticas lamentam morte de Isabel Cristina e destacam legado deixado pela ex-deputada

por Carlos Britto // 22 de junho de 2016 às 19:29

isabel cristina

Entidades, instituições e lideranças políticas da região enalteceram, por meio de notas enviadas ao Blog, a importância da ex-deputada Isabel Cristina, que faleceu nesta quarta-feira (22), para Petrolina e Pernambuco.

O reitor da Univasf, Julianeli Tolentino, diz o seguinte: 

“A Universidade Federal do Vale do São Francisco (Univasf) lamenta profundamente o falecimento da ex-deputada estadual Isabel Cristina de Oliveira, ocorrido na manhã de hoje (22). É uma grande perda para Pernambuco e para Petrolina, onde atuou como professora, vice-prefeita e vereadora.

Presidente de honra do Partido dos Trabalhadores (PT) em Petrolina, Isabel Cristina contribuiu para o progresso da região do Sertão do São Francisco, como uma das principais lideranças femininas. Durante sua trajetória na política, ela lutou a favor da causa sertaneja, da educação, do movimento das mulheres e contra o racismo.

Nesse momento de pesar, a Univasf se solidariza com os familiares e amigos de Isabel Cristina. Da mesma maneira que ela, a Universidade acredita no desenvolvimento do Sertão pernambucano por meio da educação, na luta pelos direitos das mulheres e contra a discriminação racial”.

Já o presidente da Câmara de Vereadores de Juazeiro, Damião Medrado, ressaltou:

“A Mesa Diretora da Câmara de Vereadores de Juazeiro irmana-se ao povo de Petrolina na dor pela perda, inesperada e prematura, de Isabel Cristina de Oliveira, ocorrida nesta manhã.

Isabel Cristina honrou sobremaneira as carreiras que escolheu: professora, destacou-se como mestra consciente e dedicada, atuando ao lado dos professores na luta por melhores condições de trabalho e na defesa intransigente dos seus direitos. Política, pautou-se como uma das mais combativas lideranças do Partido dos Trabalhadores em Pernambuco, ao tempo em que construía alianças políticas capazes de impulsionar o desenvolvimento e consolidar as conquistas democráticas.

Capaz de sacrificar vitórias pessoais em nome da unidade e do fortalecimento do Partido, nunca hesitou frente às missões espinhosas e nem fugiu ao debate franco. Ao longo de sua atuação, como vereadora, vice-prefeita, deputada estadual e federal e Superintendente da Codevasf, fez da vida uma labuta intensa em favor dos mais necessitados.

Na linha de frente de resistência ao processo que resultou no afastamento da Presidente Dilma, mostrou ao Povo de Petrolina e de Pernambuco, mais uma vez a face de guerreira e a enorme força que advém dos combatentes que lutam por uma causa que consideram justa e urgente.

Isabel Cristina, em definitivo, não parte. Vai continuar exemplo para as mulheres que ainda sofrem discriminação, vai continuar sendo luz para os que caminham em busca da liberdade e da verdade. A morte de Isabel Cristina é um golpe que Petrolina vai superar ao mirar-se nos exemplos da vida desta combatente das causas do Povo. Parta em Paz. Que Deus lhe dê a Paz. Com nossas mais profundas condolências à família, à Petrolina e a Pernambuco.

O senador pernambucano Armando Monteiro Neto também destacou o papel de Isabel Cristina,  que foi uma guerreira até na luta pela vida:

“A deputada Isabel Cristina nos deixa um grande exemplo de garra e de luta. Sua última batalha, que foi travada pela vida, foi travada com a mesma disposição com que batalhou por direitos, pela educação e pela melhoria de vida do povo pernambucano. Expresso meu pesar e solidariedade aos familiares e amigos de Isabel”.

Vice-líder do Governo Paulo Câmara na Assembleia Legislativa de Pernambuco, o deputado estadual Lucas Ramos lamentou a perda da ex-parlamentar:

“Nossos sentimentos à família da ex-deputada Isabel Cristina. Pernambuco perde uma mulher guerreira e comprometida com o povo que deixa saudades e uma história de amor e compromisso por nossa terra. Isabel era uma verdadeira fortaleza que permanecia firme diante das dificuldades e sempre defendeu a promoção de políticas públicas estruturadoras, sólidas, com especial atenção para a educação e a agricultura familiar. Esta postura, este pensamento e estas bandeiras rompem fronteiras e nos aproximam. Petrolina chora e já sente sua falta, professora.

E ao partir, a professora que ensinou a tantos petrolinenses nos deixa uma última lição: devemos sempre cuidar de quem mais precisa com dedicação, carinho e respeito. Isabel se vai, mas sua memória continuará ao nosso lado todos os dias, nas salas de aula, nos campos e nas ações que procuram construir um Pernambuco melhor como ela quis. Nos resta a dor da saudade e a alegria de ter aprendido com seus ensinamentos. Vá em paz, Isabel”.

O Sindicato dos Servidores Municipais de Petrolina (Sindsemp) também fez questão de homenagear a ex-deputada:

“Uma mulher guerreira. A ex-deputada Isabel Cristina lutou até o fim. Acometida de uma doença chamada câncer, a petista honrou sua trajetória com uma vida pública dedicada as causas sociais. Assim como lutou para vencer a doença, desbravou em favor da luta trabalhista e representou o povo pernambucano na Alepe onde bravamente conquistou o respeito de todos. O Sindsemp está de luto porque nesta manhã de quarta (22) foi confirmado que a política desencarnou. A tristeza toma conta da cidade Petrolina, que ela sempre defendeu, mas com a certeza que seu legado será reconhecido e levado adiante. O Sindsemp se solidariza com a família da eterna representante do povo petrolinense.

A Ordem dos Advogados do Brasil (OAB)/Subsecção Petrolina também deixou sua homenagem:

A luta por direitos enobrece a história de vida do ser humano, e a professora Isabel Cristina é um exemplo. Petrolina deve se orgulhar do papel de servidora, sindicalista e mulher pública que permeou sua atuação na defesa das garantias sociais, principalmente dos que mais precisavam.

Professora Cristina, seu legado ficará marcado na história de Petrolina. Como professora de muitos, nos ensinou que o aprendizado vai além da sala de aula.

A Ordem dos Advogados do Brasil – subsecção Petrolina – transmite aos familiares, amigos, alunos, correligionários e admiradores da ex-deputada os mais sinceros sentimentos. Que Deus, na sua infinita misericórdia, conforte os corações de todos!

O deputado estadual por Juazeiro (BA), Crisóstomo Lima ‘Zó’, é mais um liderança política da região a lembrar do histórico  de luta da professora Isabel Cristina:

Foi com pesar que recebi a triste notícia do falecimento da ex-deputada estadual Isabel Cristina, ocorrido na manhã de hoje (22).

Companheira, militante aguerrida e defensora do povo sertanejo. Sem dúvida o estado de Pernambuco perde uma grande mulher.

Neste momento de dor e consternação, transmito meus sentimentos e a minha solidariedade aos familiares e amigos.

Ascom Zó/Deputado estadual da Bahia

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *


Últimos Comentários