Mesmo em meio aos debates do segundo turno das eleições presidenciais, o Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) prepara-se para lançar concurso público com 2,5 mil vagas até dezembro. Segundo o presidente da Associação Nacional dos Servidores da Previdência e da Seguridade Social (Anasps), Paulo César Régis de Souza, o número de postos em análise não corresponde nem sequer a 25% da necessidade do órgão.
Hoje, a defasagem no quadro de recursos humanos da Previdência é de cerca de 10 mil funcionários, garantiu Souza.
Ele ressaltou ainda a necessidade de contratação de profissionais para atender ao Plano de Expansão da Rede de Atendimento do INSS, que prevê a instalação de 720 novas agências em cidades com mais de 20 mil habitantes em todo o país.
O pedido de autorização para o lançamento do certame do INSS está em análise no Ministério do Planejamento. Do total de oportunidades, 2 mil serão para o cargo de técnico, que exige nível médio, e 500 para o de analista, para quem concluiu a graduação. Segundo o Diário de Pernambuco, após a permissão, o instituto deverá escolher a empresa organizadora e elaborar o edital. A previsão é de que as oportunidades sejam para todo o Brasil.


