Insetos têm participação importante na cultura da manga no Vale do São Francisco

por Carlos Britto // 05 de novembro de 2010 às 20:52

Insetos, como abelhas e moscas, têm participação importante nas elevadas produtividades registradas na cultura da manga, no Pólo de Irrigação de Juazeiro/Petrolina.

De acordo com informações do Nordeste Rural, voando de planta em planta, por quase todo o dia, eles realizam a intensa polinização das flores que vão evoluir para se transformarem em frutos. A quantidade e a qualidade deles nos pomares são influenciadas pelas atividades dos insetos.

Segundo a pesquisadora Lúcia Helena Piedade Kiill, da Embrapa Semi-Árido é responsável pelo projeto “Diagnóstico de polinizadores no Vale do São Francisco”, a manga está entre as três frutíferas mais exportadas pelo Brasil. “ As sofisticadas e modernas técnicas gerenciais e de produção usadas nos pomares comerciais da fruta no Submédio São Francisco não dispensam a providencial atividade desses insetos para a obtenção de melhores produtividades” informou a pesquisadora.

O Vale do São Francisco produz 93% do total da manga exportada pelo Brasil. Em 2007, 23,3 mil hectares do Vale estavam ocupados com a cultura, dos quais 19,4 mil em produção. Outros 12,1 mil eram destinados à uva, sendo 9,9 mil em produção. (foto/reprodução internet)

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *


Últimos Comentários